Fiz Marshmallows! 

Sim, meus primeiros da vida. É incrível como eu que amo marshmallows nunca arrumava “tempo” pra fazer, por sei nem o que. Preguiça não era; nem medo de não dar certo. Mas como tudo que faço pela 1ª vez tenho que pesquisar várias receitas ( elas sempre tem alterações de quantidades entre si ), e testar, às vezes desanima pois não vou mentir que a bancada fica branca de amido + açúcar de confeiteiro (e quem limpa sou eu já que nos meus dias de laboratório culinário não quero ter ninguém por perto pra eu me concentrar hahaha)

dsc03128

dsc03129

Mas pesquisei e comparei TANTO pra dar certo logo de cara que mentalmente ajustei a receita e BINGO! Deu mesmo.  ( já tô imaginando num S’more pois no meu chocolate quente já coloquei e ficou divino!)

dsc03132

 E variar os sabores? Ahhhhh… a confeitaria……)

dsc03124

Agora não dependo mais (nem você dependerão) de gastar uma pequena fortuna em marshmallows brancos importados ( ainda acho os nacionais muito gelatinosos e duros), e poderei fazer marshmallow squares com krisps de arroz e todas as variações que estão em minha cabeça. Inclusive barrinhas de frutas secas e cereais bem saudáveis. Outras, nem tanto hehehe.

dsc03127

A próxima aventura será testar algum formato em bico de confeitar. Vai dar certo. Sempre dá : )))

 

Entre 40 e 50 marshmallows:

 

Ingredientes:

 

– 2 xícaras de açúcar

– ½ xícara de água

– 1/3 de xícara de glucose de milho

– ¼ de colher (chá) de sal

– 5 colheres (chá) de gelatina incolor

– ½ xícara de água fria (para dissolver a gelatina incolor)

– 2 colheres (chá) de extrato de baunilha

– 1 xícara de açúcar de confeiteiro misturado com

– ½ xícara de amido de milho (para polvilhar na assadeira e nos marshmallows)

 

Preparo:

 

Forre com papel alumínio uma assadeira retangular de cerca de 27 x 23 cm.

dsc03115

Unte com óleo de milho (com um papel toalha) e polvilhe no fundo da assadeira (com uma peneira) um pouco da mistura de açúcar de confeiteiro + amido. Reserve o restante.

dsc03118

Na tigela da batedeira coloque ½ xícara de água fria e por cima polvilhe a gelatina em pó incolor. Misture com um garfo e deixe hidratando enquanto prepara a calda ( depois de um tempo a água absorverá a gelatina e o calor da calda a derreterá quando despejar calda fervente e bater).

Numa panela coloque o açúcar, a água, a glucose e o sal.

Misture com uma colher e leve ao fogo médio. Mexa um pouco para ajudar o açúcar a dissolver mas não continue a mexer depois de começar a ferver para não açucarar a calda. Abaixe o fogo para mínimo.

Introduza na panela um termômetro culinário para verificar o ponto. Gosto dos que tem um “clip” por trás para prender na borda da panela (se não tiver termômetro leia abaixo em “Dicas da Lena”).

dsc03117

Quando a temperatura do termômetro alcançar 115 Graus Centígrados ou 240 Graus Farenheit, retire a panela do fogo (um pouquinho antes disso, funcione a batedeira por alguns segundos somente para “quebrar” a gelatina hidratada na água).

Com a batedeira na velocidade MÍNIMA despeje em fio, a calda fervente e continue batendo até colocar toda a calda. Em seguida aumente a velocidade da batedeira para média, bata por 2 minutos, desligue a batedeira, coloque a baunilha, e em seguida para ALTA e deixe batendo por cerca de 8/10 minutos caso sua batedeira seja potente.

Senão, bata por cerca de 15 minutos ao todo, desligando uma ou duas vezes para raspar as bordas da tigela com uma espátula de silicone.

O ponto do marshmallow batido é quando, ao desligar a batedeira e levantar a pá da batedeira, estiver firme e sem escorrer nem pingar. E a cor beeeem branca.

dsc03122

A seguir e rapidamente, despeje o marshmallow na assadeira preparada com a ajuda de uma espátula, mas você não conseguirá raspar totalmente tudo da batedeira, pois gruda mesmo por conta da gelatina mais a calda. Espalhe e nivele na assadeira o máximo que conseguir mas se a espátula estiver “colando”, molhe levemente suas mãos em água fria e dê batidinhas levemente sobre o marshmallow pressionando levemente.

Polvilhe em seguida um pouco da mistura de açúcar de confeiteiro e guarde o restante para envolver os quadradinhos após cortá-los.

Depois de espalhar o marshmallow na assadeira, polvilhe a mistura de açúcar sobre ele
Depois de espalhar o marshmallow na assadeira, polvilhe a mistura de açúcar sobre ele

Deixe em local seco e fresco por no mínimo 6 horas ou durante toda a noite.

 

Para desenformar e cortar:

 

Depois desse tempo estará firme e muito fácil de desenformar por completo.

Sugiro forrar uma bancada com uma folha grande de papel manteiga e por cima coloque uma tábua de cortar.

Posicione o marshmallow inteiro sobre a tábua e corte com uma faca de chef, bem comprida e afiada. Gruda um pouco mas é assim mesmo.

Pode também cortar com uma tesoura muito bem afiada (eu cortei!)

Deixe do lado uma assadeira polvilhada com um pouco da mistura de açúcar e vá colocando ali os quadrados cortados, com espeço entre eles. Depois de todos cortados, polvilhe generosamente a mistura de açúcar + amido e com as mão envolva todos os lados dos quadrados pois eles grudam muito sem o amido.

Se preferir, coloque a mistura de açúcar num prato fundo, e envolva alguns quadrados de cada vez e coloque-os sobre a assadeira vazia.

Depois disso feito, coloque alguns quadrados (de 10 em 10 conforme o tamanho) numa peneira grande, e mexa para retirar o excesso de açúcar + amido.

Guarde em vidro com tampa hermeticamente fechada por 15 a 30 dias.

Isso dependerá da umidade do ar na cidade que você mora. Em cidades úmidas e quentes o tempo de conservação poderá ser menor.

======================================

 

Dicas da Lena:

 

– Caso não tenha termômetro, faça o teste com um potinho de água gelada e uma colher, assim:

Depois de cerca de 8 minutos de fervura, vá testando a cada 2 minutos, despejando uma colher de chá da calda dentro do potinho. Quando conseguir juntar a calda com os dedos dentro da água gelada e formar uma bolinha mole, está no ponto. Chama “ponto de bala mole”, como nossas avós faziam!

– Pode cortar com cortador de biscoitos para colocar no chocolate quente, mas nesse caso a altura do marshmallow na assadeira deverá ser mais baixa (cerca de 1 cm no máximo). Sua assadeira deverá ser um pouco maior.

– Para marshmallows coloridos, escolha um corante em gel com a cor de sua preferência e acrescente um pouquinho no mesmo momento em que colocar a baunilha. Continue a bater.

– Nos meus marshmallows de cobertura de bolo, costumo colocar na hora de bater, 2 tiras grandes de casca de limão (verde ou siciliano), e depois de totalmente batido, retiro. Fica um sabor de limão sensacional sem nenhum esforço!

– Venham me contar quanto tempo durou os de vocês no vidro!!

dsc03131

 

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email