Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Quando publiquei este bolo pela primeira vez, nunca achei que ele faria taaanto sucesso…

Não estava em minhas prioridades publicá-lo agora de novo, mas tanta gente querida me pediu, e  ele é bom mesmo, que não resisti.

Alguns doces, por sua simplicidade e por serem “comfort food”, são preferência de uma grande maioria.

Por alguns motivos, há anos ouço as pessoas dizerem que o bolo de cenoura que fazem fica “embatumado”, pesado, etc.

Bom, gente, esta é uma receita que tenho há mais de 10 anos, e eu a considero infalível.

Os motivos da massa pesada são primeiro, o excesso de líquido que a cenoura contém. Se colocar demais, ele não cresce. Isso, associado com excesso de óleo ou farinha de trigo, são uma junção de fatores pra infelicidade do resultado…

Aviso que não é, nem pode ser – por causa da cenoura- um bolo fofíssimo. Mas garanto que cresce, fica fofo e com um sabor inigualável. Não gosto daquela caldinha rala que fazem, com  água, açúcar e achocolatado (aliás, nem tenho  isso em minha despensa não…) Esta calda de chocolate é rica, cremosa, e perfeita pra cobrir este ou qualquer bolo. Mãos à massa?

Tempo de preparo: 1 hora

Porções: cerca de 30 quadrados

 

Ingredientes:

Do bolo:

1/2 xícara (chá) de óleo
3 cenouras médias cortadas em rodelas (cerca de 4 xícaras de rodelinhas)
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de baunilha
2- 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneiradas com
1 colher (sopa) de fermento em pó

Da cobertura:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
3 colheres de sopa (medidas-niveladas) de cacau em pó
100 grs de chocolate meio amargo, picado
1 colher de chá de manteiga
Pitada de sal

Preparo:

Do bolo:

Pré-aqueça o forno em 180°.
No liquidificador, bata a cenoura, ovos, óleo, açúcar, baunilha e sal, até ficar um creme homogêneo. Despeje numa tigela, acrescente aos poucos a farinha peneirada com o fermento, misturando bem com um fouet.
Despeje em assadeira retangular untada e enfarinhada.
Asse por +- 40 minutos, ou até enfiar um palito e sair limpo.
Espere esfriar, corte em quadrados, e espalhe a cobertura, após resfriá-la por 10 minutos

Da cobertura:

Coloque todos os ingredientes numa panela, mexa sempre com uma espátula de silicone, e deixe ferver somente até o chocolate em barra derreter. Não é para ficar firme demais.

============

Dicas da Lena:

– Adouuuro esse bolo cortado em quadrados. Mas se quiser, faça-os em forminhas de cupcakes (no caso, diminua o tempo de forno para 20/25 minutos) e espalhe a cobertura com uma faquinha e granulados depois… Show!

– Um granulado por cima é bacana, e se você for transportá-lo num tupperware, descartável, ou presentear numa bandeja, os granulados impedem que tampas ou papel celofane grudem na cobertura.

– Atenção ao tamanho da cenoura. Sei que “media” é um pouco subjetivo, mas dou a medida em xícaras.

– Já fiz esta receita substituindo o óleo por margarina (ou manteiga derretida.) Fica ótimo também!

– Aliás, o Halloween é semana que vem, e as cores harmonizam…(risos) – uma ótima pedida para os “Tricks or Treats”

– Em qualquer bolo, fique sempre atento(a) ao tempo de assar, para que não resseque. O teste do palito é fundamental!

Print Friendly
Compartilhar/Favoritos

113 Responses to Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Dadivosa, Carol Albert. Carol Albert said: RT @dadivosa: o mais fofo e queridamente explicado bolo de cenoura, da @Lenagasparetto http://bit.ly/9y2rMz […]

    • Gabriela disse:

      Nossa que alegria! Faz tempos que tenho tentando fazer bolo de cenoura, mas sem sucesso. Toda receita que me passavam dava alguma coisa errada. Amei! Virei sua seguidora! Obrigada por compartilhar conosco!
      Abraços

  2. Letícia disse:

    QUE FELICIDADE TE ENCONTRAR! rodando pelo “rainhas do lar” vi seu biscoito amanteigado e vim dar uma olhada e assim que a página abriu vi seu bolo de cenoura que imediatamente me fez abrir um sorriso. faz mais de um ano que minha prima/irmã pede esse bolo mas eu não achava A receita. aquela que ela não iria esquecer. e deus sabe como ela está precisando e merecendo de um “carinho” e muito açúcar =)
    vou preparar essa receita amanhã e quando ela vier final de semana irei fazer um tabuleiro fresquinho de surpresa.
    acho que essa será a receita de bolo de cenoura da “família” (não conta pra ninguém tá?! =))

    • Lena disse:

      Letícia!

      Comentários como o seu me estimulam a continuar o meu trabalho e ter a certeza de que dividir com o mundo o que sei só traz boas coisas! Surpreenda a sua prima-irmã no finde, pois além do bolo gostoso, seu carinho a ela é imensurável.

      E podexá… (shiuu … ñ contarei a ninguém) rs

  3. Kate Luna disse:

    Lena minha linda, primeiro vc me fez ficar com vontade de comer brigadeiro,mesmo eu não gostando muito, e agora me fazer fica com vontade loucaaaaa de comer bolo de cenoura…ah aí já demais viu…eu não suportooooooo esse bolo justamente por ser pesado,oleoso demais e aquela caldinha mixuruca q fazem pra ele.
    Mas esse seu bolo é escâaaaandalo e será sim feito na minha casa esse fim de semana e depois te conto viu!
    beijos …parabéns querida!

    • Lena disse:

      Kate

      Fala sério!! Sucumbiu ao meu bolo de cenoura né? ; ))))

      To aqui de dedos cruzados e esperando vc me contar!!
      Beijo

  4. Elisa disse:

    Letícia,

    Estou numa onda meio de dieta e por isto como adoro bolo de cenoura, ontem fiz um em quem susbstituí o açúcar por adoçante forno e fogão e substituí também o óleo por iogurte natural, na mesma proporção. Confesso que o sabor é muito parecido e pela saúde achei que valeu a pena…

  5. Andreza disse:

    Amo bolo de cenoura, entro todo dia no seu site para “comer com os olhos” essas delícias e escolher o que vou fazer primeiro…srsr Estou até sonhando com os brigadeiros, mas quero fazer o mais próximo da sua receita … Você sabe informar em sp em quais lojas eu encontro esse granulados? procurei no google, e nada..srsrs e como eu não conheço nenhuma confeitaria não sei onde encontrar!
    Muito obrigada mesmo por essas maravilhosas receitas, que sua vida seja tão doce quanto elas!
    Estarei aqui todos os dias :)
    Bjuss

    • Lena disse:

      Andreza

      Seja muito bem-vinda em primeiro lugar!
      E volte sim, pra contar os resultados ; )
      Não costumo fazer propaganda das lojas, mas muita gente está perguntando onde encontrar o granulado.
      É da Callebaut, marca belga dos chocolates que uso e a Central do Sabor, em SP, tem todos os produtos deles.
      Provável tbém que eles façam entrega a domicílio,

      Beijos

  6. shirley yanez disse:

    Olá Lena, que achado conhecer o teu blog! Adoro o assunto e admiro quem tem talento para a cozinha. Muitas coisinhas para aprender com você. Falar de Casamento obrigatoriamente passa por falar de comidinhas e receitinhas, né. E o que é esse bolo de cenoura com chocolate??? Sensacional! Parabéns e obrigada por visitar o meu blog. Muito querida você, viu. Beijos, Shirley Yanez

    • Lena disse:

      Shirley,

      Seja bem-vinda!!
      E a festa de casamento é só o primeiro dia… do resto da vida cujos dias serão aprimorados com doces e delícias!
      Sucesso pra vc também ; )
      Beijo

  7. Simone disse:

    Lena, q prazer em lhe conhecer!!
    Estou passando por uma fase difícil em minha vida (depressão) e descobri q, além de Deus e minha filha, a culinária está me resgatando de um poço de tristeza e sofrimento.
    Vc não faz idéia o qto me alegrou ver as receitas de brigadeiro e desse bolo de cenoura… obrigada! Peço a Deus para ELE me presentear com o mesmo dom q lhe deu. Parabéns pelo seu trabalho e se possível for, gostaria q vc me enviasse ou publicasse muuuuuuuuuuiiiiiiiitttttttttas coisas gostosas como esse bolo tá? Assim q me sentir melhor, eu o farei e depois conto como fico.
    Um grande beijo e fique com Deus!

    • Lena disse:

      Simone

      Bem-vinda!
      A culinária é uma terapia da alma… com ela nos distraímos, nos realizamos através de uma receita bem-sucedida e de quebra temos delícias pra alimentar estômago e espírito. Sabe de uma coisa? É o oposto do que você pensa: Não espere melhorar pra começar. Comece, e verá a melhora surgir : )

      E postarei sim, muitas coisas boas por aqui! Volte sempre
      Beijo

  8. Ive Luciana Resende disse:

    Olá Lena,

    Mesmo antes de “as Rainhas” te anunciarem, já havia visto algumas receitas suas no site Gourmet. Aliás, foi lá que eu peguei a do Bolo Bem-Casado (que parece “dos deusus”!!!) e está nas minhas prioridades após a minha mudança (ap novo, cozinha nova, muitas expectativas, rs).
    Também gostaria de parabenizá-la pela nova casa virtual, tá linda.

    E o que é este bolo de cenoura?! Já fiz, mesmo com metade da cozinha encaixotada! Fiz em forminhas de muffins e só recebi elogios. De ontem para hoje, metade já se foi. Só a calda que eu deixei um tantinho mais grossinha para que não esparramasse demais no bolinho.

    Obrigada por compartilhar conosco e grande abraço.
    Seu site já está nos meus favoritos, ;).

    • Lena disse:

      Ive,

      Bem-vinda à minha casa nova, e obrigada!!

      Fiqei muito feliz ao ver que você fez e com sucesso, o bolo de cenoura, e ainda aceitou a sugestão de ser em forminhas de muffins!

      Volte sempre, e logo logo eu reproduzo a receita do meu bolo bem-casado aqui :)

      Beijo

      • Ádria Menezes disse:

        Olá Lena!! Tdo bem?? Amo suas receitas!! Obgda por dividir conosco suas maravilhosas receitas. Nossa, n consigo encontrar o endereço do site gourmet com a receita do bolo bem-casado… Podes me enviar o endereço ou a receita?? Bjnhos e muito obrigada!!

    • Ádria Menezes disse:

      Olá Ive!! Tdo bem?? Nossa, n consigo encontrar o endereço do site gourmet com a receita do bolo bem-casado… Podes me enviar o endereço ou a receita?? Bjnhos e muito obrigada!!

      • Lena disse:

        Ádria,

        Aquele site (que não era meu; apenas tinha minha coluna de doces lá), foi tirado do ar logo após eu ter encerrado a coluna.
        O Bolo Bem-Casado farei de novo aqui em preve em postarei novas fotos.
        Beijo

        • Ádria Menezes disse:

          Olá Lena!! Obrigada pela tua resposta. Estarei a espera do bolo BEM-CASADO. Bjnhos carinhosos.

  9. Zilma disse:

    Lena,
    Que achado, esse seu blog! A partir de hoje, entrarei todos os dias em busca de novidades. Quanto a essa delicia de bolo, farei na segunda para minha afilhada Larissa que vira me visitar, sera sucesso na certa, ela ama chocolate!
    beijos,
    Zilma

  10. anabela martins disse:

    Ola

    Ja fiz este bolo , repeti e tornei a repetir, oh coisa boa, obrigado por publicar esta receita. Hoje viu fazer as suas laranjas em fatias glaceadas, vamos ver se na minha mão elas vão dar certo, dps lhe conto Obrigado. Um abraço! anabela

    • Lena disse:

      Opa, Anabela!!!

      Que bom que já fez o bolo de cenoura!!
      E serás bem-sucedida no doce de laranja! Me conte depois : )

      Beijo

  11. Judite disse:

    Oi Lena, tudo bem com voce? Testei essa receita deliciosa no fim de semana. Ficou maravilhoso! A cobertura de chocolate entao.. fez um sucesso imenso entre os amigos. Obrigada mais uma vez por suas dicas.
    Um abraço,

    Judite

  12. ligia disse:

    A minha Amiga Eliana fez esse bolo ontem…. Que delicia!!!!
    Realmente é como a Lena disse fica fofissimo, cresce e fica com um sabor inigualável. Vou fazer qlq dia lá em casa!

    • Lena disse:

      Ligia,

      Mande um beijo pra Eliane, sua amiga. Ela engrossa o côro que me deixa feliz, das que fizeram esse bolo com sucesso! Falta você!
      Beijo e bem-vindas

  13. Isabella disse:

    Oi, Lena! Descobri vc pelo “Rainhas do Lar” e logo de cara me apaixonei por suas receitas! Tentei esse bolo de cenoura porque o meu já não dava certo há muito tempoo! Fiz o seu e AMEI! O que é essa cobertura??? MUITO MUITO BOA!
    Obrigada pelas dicas! Vou continuar por aqui!
    Sucesso com as receitas!
    Bjos!

    • Lena disse:

      Isabella!

      Que felicidade, bem-vinda!!

      Muita gente fez o bolo; parece que estavam ávidos por uma receita que desse certo!
      Já, já tem post novinho auqi, e delícia : )
      Beijo

  14. Danielle Lima disse:

    Lena,

    Essa foi a receita mais deliciosa que já vi e fiz! Eu AMO bolo de cenoura e fiz questão de fazê-lo já que vc faz coisas que parecem maravilhosas….FOI UM SUCESSO! Aqui em casa ninguém liga pra doce, mas fiz um tabuleiro grande que não sobrou nadinha!
    Nota especial a cobertura, DIVINA!!!!
    Obrigada e parabéns por este blog e suas delícias, que farei ainda outras!!!!
    Beijos!

    • Lena disse:

      Danielle

      O seu entusiasmo é contagiante!!
      Nota especial: pessoas especiais como você é que tornam tudo mais especial!
      Beijo

  15. Mariana Akahoshi disse:

    Puxa! Esse bolo aí é fantástico!
    Fiz e amei! ^^
    A cobertura nem se fala neh!!
    Aaah, eu fiz aquela receita de cajuzinho que você me mandou por e-mail muito tempo atrás, rapei a panela sozinha! Estava ótimo!!!!
    Obrigada!

    Beijão!

  16. Fabiana disse:

    Lena querida!

    Depois de ficar babando no seu blog, resolvi fazer a receita do bolo de cenoura!rs

    Parabéns, um dos melhores bolos de cenoura que já comi!

    Obrigada por dividir sua receita.

    Beijos
    Com carinho
    Fabi
    Olhe a foto no meu facebook.
    http://www.facebook.com/fabianaMunhozPossibon#!/photo.php?fbid=182195505165173&set=a.157283764323014.44216.100001241742420&type=1&theater

    • Lena disse:

      Fabiana

      Que orgulho!!!

      Muito feliz; este bolo é dos campeões de sucesso. Talvez porque Bolo de cenoura seja mesmo difícil existir uma receita bacana.
      Beijos

  17. Francis Assaf da Fonseca disse:

    Oi Lena sou cunhada da Dani sua amiga a Advogada, e vc mandou esse bolo para ela e o bolo veio parar aqui em casa, dai ela acabou abrindo o bolo, conclusão quase deu briga rsrsrs, pois todo mundo adorou agora vou pegar a receita e fazer, vamos ver se vai dar certo, meu filho amou e quer que eu faça para ele comer! a familia tá na torcida! beijos e sucesso para vc.

    • Lena disse:

      Oi Francis !!

      Bem-vinda sempre!!

      Hahaha!!! A Dani me contou que o irmão dela se apossou do bolo…hihi
      Olha, pode fazer sem susto. Nunca vi um bolo pra todo mundo fazer, elogiar e ser campeão de audiência como esse de cenoura : D

      Beijo, e depois me conte!

  18. Tathiana disse:

    Oi Lena! tudo bem? Fiz a receita do seu bolo de cenoura e ficou absolutamente espetacular!!!!! Não teve erro mesmo! Fiz na casa da minha Irma, que estava precisando de um carinho, e ela adorou! Já é a segunda receita sua faço.

    agradeço por você compartilhar coisas tão maravilhosas!

    Um grande abraço!

    • Lena disse:

      Tathiana,

      Obrigada por vir aqui contar, viu?
      O seu carinho pela irmã era tudo que o bolo precisava pra sair perfeito : )
      Você adoçou seu dia, o dela, e de quebra fiquei feliz também! Essa receita é infalível!
      Mas o seu afeto a torna ímpar ; )
      Beijo

  19. […] com doce de leite. – Faça uma calda de chocolate como a do “Bolo de cenoura” aqui, ou a do “Bolo de banana“, aqui – e ao lado, uma bola de sorvete! – Colocar 1 xícara […]

  20. Marina Maria disse:

    Então, Lena… fui toda animada fazer seu bolo para uma amiga que deu a luz a uma menina essa semana. Queria levar um carinho pra ela… Separei os ingredientes, quando fui animada ler o modo de preparo, me lembrei: não tenho liquidificador! hahahaha. Só um processador daqueles pequenos…

    Teimosa que sou, não desisti. Fui processando a cenoura e o óleo em etapas no processadorzinho. O resto bati na batedeira.

    Conclusão: o liquidificador realmente tem um papel importante na massa. Ainda assim, ficou uma delícia! Só as suas receitas pra darem certo mesmo quando a pessoa inventa de fazer de outro jeito! hehe.

    Quando for uma boa menina e finalmente me comprar um processador decente, vou fazer como manda e volto pra contar!

    Beijoca!

    • Lena disse:

      Marina,

      Que bom que vc insistiu pra terminar o bolo!
      O único problema era mesmo o tamanho do seu processador, porque ele substitui perfeitamente bem o liquidificador.
      Já fiz muitos bolos no meu.
      Quanto à batedeira, vc estava certíssima, pois ela sim foi feit pra bater bolos.
      Liquidificador é para bolos como esses, tipo de cenoura, que tem que diluir.
      Parabéns!
      Beijo

  21. nanda galvao disse:

    Oi Helena,
    Descobri seu blog e estou adorando. Adorei essa receita de bolo de cenoura pois foi a única que deu certo na minha vida. Já tinha feitos várias outras e sempre dava errado. O bolo ficou tão bom que durou apenas dois dias..acabou tudo lá em casa…
    bjos

    • Lena disse:

      Oi Nanda!

      Muito obrigada, e bem-vinda!

      Ainda ontem fiz aqui em casa esse bolo de cenoura, só que emn forma redonda, recheado, e coberto : )
      Feliz que você tenha gostado; te espero aqui ; )
      Beijo

  22. Bruna disse:

    Pelo visto vou ser a primeira estraga-prazeres, fiz hoje o bolo e não deu certo… kkkkkkk
    Acho que foi o fermento. Apesar de estar com a validade em dia, ele tá meio empedrado, sabe? Isso pode deixar o bolo tipo pesadão, embatumado?
    De qualquer forma, eu sou brasileira e não desisto nunca!!! Amanhã comprarei outro fermento e tentarei de novo! =)
    Beijos.

    • Lena disse:

      Bruna,

      O fermento se não guardado em local adequado, sem calor, pode sim, perder sua capacidade de crescimento mesmo dentro da validade.
      Se ele estava “empedrado” como vc disse, não funcionaria.
      Essa foi a causa do não-sucesso de seu bolo.
      Da próxima vez, faça um teste c/ o fermento antes: coloque um pouco de água quente num pouquinho de fermento numa tigelinha. Se fizer espuma, está bom.
      Beijos

      • Bruna disse:

        Lena, de fato era o fermento. Fiz hoje de novo e deu certíssimo! Obrigada pela receita e pela dica do fermento.
        Beijos

  23. […] receita foi totalmente copiada do site da Helena Gasparetto. Confiram no site dela as fotos e outras dicas que ela dá para esta […]

    • Lígia Alves disse:

      Helena!!!!!!

      Que bolo é esse?????? Páraaaaaa tudooooo que eu quero desceeeeer – ops- comeeer kkkkk!!!

      Meninaaaaa fiz hoje esse bolo, ele é simplesmente Divino!!!! A massa é fantástica!!!! Eu ameeeei demais!!!! Eu estava morrendo de vontade de comer um bolo de cenoura e só achava receitas com aquela caldinha rala e sem graça que você mesma descreveu acima. E quando vi sua receita, não tive dúvidas!!! Ficou impecável!! Eu e todos aqui em casa adoramos!! Que Deus continue te abençoando ricamente e te capacitando a cada dia mais para continuar fazendo essas gostosuras!!!! Beijãoooooo, deixa eu ir lá fazer o sacrifício de comer um pedaço kkkkkk
      Lígia Alves

      • Lena disse:

        Ligia,

        Menina, QUE animação!!
        Desculpe a denora em responder mas estou passando uma temporada na Toscana, vivendo o lindo lugar :-)
        Desejo q vc faça muitas vezes esta e várias outras!
        Bjs

  24. jaqueline disse:

    ola helena, fiz questao de postar no seu blog em agradecimento á receita, pq tinha um cha da tarde com minhas amigas e elas queriam bolo de cenoura, fiquei pesquisando um bocado, pq todas as vezes que fiz bolo de cenoura pareciam um pudim solado, e esse ficou maravilhoso, realmente nao tem erro. Ah e a calda é um espetaculo. Obrigada pela receita. beijo, beijo.

    • Lena disse:

      Oi Jaqueline,

      Bem- vinda, e saiba que fico muito feliz que você me escreva contando sobre o bolo de cenoura!
      Esse pode ficar no seu caderno daqui pra frente : )

      Beijo

  25. […] cheguei ao blog da Helena Gasparetto. As receitas de bolo dela são maravilhosas. E a receita do bolo de cenoura com cobertura de chocolate é um verdadeiro sucesso. Eu fiz a aprovei. Não tem erro. Basta seguir o passo-a-passo e as dicas […]

  26. Nicka disse:

    Oi linda!!!!
    já vi e fiz milhares de coberturas para bolo de cenoura, só que esta realmente é a melhor que já vi….
    Seu site esta lindo… ♥
    Bjaum ty cuida (L)

    • Lena disse:

      Muito obrigada Nicka!
      E esse bolo de cenoura é campeão em relação às pessoas fazerem. Fica fofinho.
      Bjs

  27. edvania gabriel de santana disse:

    primeira vez q vou tentar fazer esse bolo espero q der certo

  28. Daniela disse:

    Olá, boa tarde! Fiz a sua receita de bolo de cenoura , não teve erro ela e muito boa. Vou Tê falar uma coisa tem um mês que fiz lipo mais mesmo assim não resisti a sua receita meu marido também adorou a bolo e por sinal meu bebe de um ano e três meses adorou principalmente a cobertura de chocolate. Abraços

    • Lena disse:

      Daniela,

      Que coisa boa!

      Um pedacinho de felicidade doce vez em quando só nos faz bem ; )
      Beijo e obrogada!

  29. Thaís Santos disse:

    Ei… Por achar o bolo de cenoura mais bonito pelo google, vim olhar essa receita kkkk
    Só que tive um probleminha… Não entendi muito bem essa parte “2- 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo”…
    São duas xícaras, uma xicara ou meia xicara? kkkk
    Quero fazer logo e essa dúvida nao deixa… Beijos

  30. Carolina Carneiro disse:

    Fiz esse bolo e achei maravilhoso!!! Foi um sucesso aqui em casa, as medidas foram perfeitas – nada a acrescentar ou retirar. Divino, sem exageros, vou continuar vendo o seu site para aprender mais, parabens pela receita!

    • Lena disse:

      Carolina!

      Que bom! Fico feliz!
      Você não imagina o sucesso desse bolo de cenoura!
      É o que as pessoas mais fazem até hoje!
      Tenho retornos com fotos, e felicidades completas de ambos os lados : )
      Volte sempre pra papear comigo aqui!
      Beijo

  31. Bárbara disse:

    Fiz ontem esse bolo e ficou ótimo. Como não sou muito fã de bolo de cenoura, nunca tinha feito um. Desse eu gostei! A cobertura é perfeita!!! Vou usá-la em outros bolos também. Bjo!

  32. Natalia disse:

    Lena, a minha cobertura nao ficou igual, ficou mais liquida e mole
    fiquei com medo de deixar mais no fogo e o creme de leite talhar, até pq na receita fala pra deixar até o chocolate derreter
    o que posso ter feito de errado?

    • Lena disse:

      Natalia,

      Precisão de tempo/fogo/percentagem de cacau etc, é relativa.
      Se ficou mole, pode deixar apurar mais tempo na panela. Vai evaporando e ficará + firme.
      E qto + amargo for o chocolate, mas firme fica a cobertura. Faça a seu gosto.
      Bjs

  33. Michele Macedo disse:

    Lena,

    Eu considero o seu blog o melhor que tem na internet, porque todas as receitas realmente dão super certo.
    Eu fiz essa receita de bolo de cenoura e cortei em círculos, coloquei o brigadeiro e joguei estrelinhas coloridas, foi um sucesso na festa junina do meu filho.

    Obrigada por ter me dado tanta atenção pelo facebook.

    Bjosss

    • Lena disse:

      Michele!

      Muito obrigada querida!
      Eu é que agradeço o comentário gentil!
      QUe fofa! Mas pode tbém fazer como muffins ou cupcakes, assim vc não perde a massa. Se não tiver formas suficientes, coloque forminhas de papel dentro de formas de empadas. Essa dica serve tb para outros bolos q vc queira assar em quantidade.
      Beijo! Volte sempore : )

  34. Dani disse:

    Já tinha testado outras receitas mas nunca acertei! A sua ficou simplesmente divino!
    Parabéns e Obrigada!

  35. Simone disse:

    Querida Lena…

    Obrigada por compartilhar suas receitas… como fazem bem os olhos, ao paladar e a alma! Viajo em sua alquimia e fotos q vc posta de suas viagens. Amo!!! Fiz esse bolo e o meu controle de qualidade (minha filha) é bastante rigoroso e disse q esse é o melhor bolo de cenoura q já fiz. Fiquei muito feliz por isso! Só gostaria de tirar uma dúvida com vc… essa receita é para q tamanho de fôrma? Fiz a metade e assei em uma redonda de 20 cm. Ela cresceu só até a metade da fôrma. Poderia me ajudar informando o número q devo usar? Beijinhos açucarados e venha me visitar no face: https://www.facebook.com/tocadas.formigas.1

    • Lena disse:

      Simone,

      Eu não sei números de formas mas a que uso para uma receita inteira é retangular e cerca de 30 x 23 cm.
      Meia receita é pouco e quanto menor a forma, mais alto o bolo fica. Ele cresce em geral, o dobro.
      Beijos

  36. Gilda disse:

    Simplesmente delicioso!!

  37. ESTA COBERTURA É FANTÁSTICA, MESMO SENDO COLOCADA NA GELADEIRA ELA MENTEM UMA CREMOSIDADE NÃO FICA DURA MARAVILHOSA. PRABÉNS!!!

  38. Leya disse:

    Eu tenho uma tia que fazia bolo de cenoura e era o sucesso da família.
    Casei… nos distanciamos, e nunca mais comi um bolo igual
    Faço várias receitas, meu marido comia e eu sempre ouvia a frase: ta gostoso, mas bolo igual o da sua tia, não tem!
    E assim foi… fiz várias tentativas… até que: ACHEI SUA RECEITA
    E lá vou eu… ingredientes na mão e mãos na massa!! rs
    Quando eu comi pensei, se eu não impressionar agora, nunca mais faço!
    Ele chegou, olhou e provou: Nossa, onde vc aprendeu?? Ta melhor que o da sua tia!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Fiz no sábado, no domingo ja não tinha mais! Foram umas amigas em casa e pediram a receita
    Enfim… SUCESSO
    Os kilos a mais são uma pena… mas o bolo é de comer ajoelhada

    Obrigada Lena!

    Culinária é a arte que alimenta a alma de quem faz… PARABÉNS

    • Lena disse:

      Leya,

      Bem vinda!
      Sabe que até hoje existe quem se surpreende com a minha receita de Bolod e cenoura?
      Apenas pelo fato de que dá certo!!
      COisa boa isso!
      Mas mande um beijo pra sua tia ; ))
      Esqueça as calorias e jogue-se. Permita-se!
      Beijo

  39. Poliana disse:

    Olá Helena!Te procurei no face mas não encontrei… :( Preciso de um favor e queria te aperrear tirando uma dúvida…Faço bolo de cenoura com outras quantidades e depois que vi tantos elogios com sua receita fiquei muito interessada em fazê-la. Estou salivando para poder provar…Você tem ideia de quanto pesa essas 3 cenouras médias?Fui ter uma ideia no supermercado e passaram de 500 gramas… Será que cada xícara daria umas 100 gramas?Tenho problemas com xícaras pois elas nunca são padrão. :( Quero fazer essa receita para o retiro de carnaval da minha igreja para as pessoas que ficam em retiro fechado.São quase 200 e como é um bolo de liquidificador é mais fácil de conseguir dar conta de todo mundo comer bolo no café da manhã. Muito obrigada!Fica com Deus!

    • Lena disse:

      Poliana,

      No face sou Helena Gasparetto.

      Não sei quanto é em gramas. Na verdade medi as rodelas em xícaras na receita. É só vc cortar e medir nas xícaras.
      Vc precisa compra uma xícara medida padrão. a que uso é de 240 ml.
      Beijo

  40. Carol disse:

    Lena,
    Realmente esse seu bolo é infalivel! Nunca fiz um cupcake na minha vida, mas estou pensando em fazer este bolo de cenoura em forma de cupcake, pra festinha de fim de ano da creche do meu filho. Existe alguma dica especial pra cupcakes em geral? Tipo quantidade da massa na forminha, ou outra?
    Obrigadissima!!
    Beijao
    Carol

    • Lena disse:

      Oi Carol,

      Cupcakes são muito fáceis.
      Geralmente escrevo todas as dicas no decorrer das receitas e nas “Dicas da Lena” no final.
      – Sempre coloque a forma de cupcakes dentro de uma assadeir p/ ñ queimar por baixo.
      – Nunca ultrapasse 2/3 das cavidades.
      Beijo

      • Carol disse:

        Muito obrigada pelas dicas 😉

        Estava lendo alguns comentarios acima (aquela velha historia que a duvida do outro pode ser a duvida da gente…) e vi você dizendo que a sua xicara padrão é de 240ml.
        Em outros posts você disse que era de 200ml.
        Na verdade nem sei se esses 40ml fazem alguma diferença, mas queria saber se a medida que você usa é a mesma pra todos os bolos.
        Sou engenheira e me apego a números rsssss (-:
        Bj bj Carol

        • Lena disse:

          Carol

          Vou até procurar os posts!
          Uso entre 220 e 240 ml!
          Beijo!

          • Carol disse:

            Ta otimo, obrigada; a xicara-medida que tenho é de 240ml 😉
            Bjs!!

          • Carol disse:

            Oi Lena!!
            no seu post do Bolo de Chocolate com Coca-Cola a xicara usada foi de 200ml mas você diz isso logo no começo.
            Beijao!!
            Carol

  41. Luciana R - RJ disse:

    Lena, suas receitas são fantásticas (já fiz o seu arroz doce com banana caramelada- espetáculo!!!), mas essa sua receita faz o melhor bolo de cenoura do mundo! Olha que não falta receita de bolo de cenoura por ai, td mundo tem uma. Mas a sua é campeã, não tem para ninguém! E a cobertura é incrível!!! Já fiz esse bolinho maravilhoso 2 vezes e é sempre sucesso absoluto!!! Muito obrigada pela sua generosidade em dividir tanta gostosura com a gente!!! Sou sua fã 😉
    Bjs
    ps.: vim aqui pegar a receita para fazer novamente, nesse friozinho bom :)

    • Lena disse:

      Hahahaaa!

      Adoro essa animação, Luciana <3
      Muito obrigada! Felizona em saber!!
      Esse bolo é comfort food total
      Beijo grande!!!!

  42. Sandra Callegari disse:

    Quando penso em fazer um bolo de cenouras, é esse que me vem à mente.
    Ainda não encontrei outro que o substitua 😉
    Simples de fazer e delicioso, o último que fiz levei alguns pedaços para minha vizinha e ela se deliciou, disse que nunca tinha comido um bolo de cenouras tão perfeito.
    Parabéns Helena e obrigada por compartilhar com a gente!

  43. Kellen Neves disse:

    Já tinha desistido de fazer bolo de cenoura,pois sempre embatumava. Então vi sua receita e resolvi tentar mais uma vez e ficou óóótimo. Agora só da ela aqui em casa. Obrigada pela receita !!!! Deus te abençoe.

  44. cristianr disse:

    nunca acertei nenhuma receita de bolo de cenoura, sempre embatuma. Será que asso em forno muito quente? os meus assam rapidinho em torno de 25 min, Agora quero tentar a sua receita, parece delicioso. Posso diminuir o açucar? vc utiliza açucar cristal ou refinado? e a baunilha é opcional? Obrigada!!!

  45. Daniele disse:

    Estou casada a 03 meses, meu Esposo ama bolo de cenoura com chocolate mas minhas tentativas de bolo de cenoura sempre saia ruim. Solado ou não crescia. Essa receita é Maravilhosa!!! Ficou muito bom. Até coloquei o site na minha página de favoritos! Obrigada pela bela receita.

  46. Marcia disse:

    Bolo de cenoura é o meu predileto, mas nunca fiz um que tenha dado certo. Acabei de colocar o seu no forno e cruzei os dedos…tem que ficar fofinho sem embatumar…depois conto como ficou!

  47. michele disse:

    Oi Lena!! Parabens pelas receitas, seu carinho em explicar todos os detalhes e divino!! Fz realmente a gente se aventurar e tentar fazer… Ja fiz algumas de suas receitas e sempre da certo!!! E esse bolo de cenoura e fantastico!! Queria tirar uma duvida, sabe se da pra colocar gotas d chocolate na massa e qual seria a qtde?! Obrigada!!” Bjos

  48. Lena, parabéns por todas as suas delícias. Amei seu blog e suas receitas. Eu a conheci, primeiro graças à Lylia querida (do Simples Assim) que conseguiu o bolo no Blog da Maria e ambas falaram de você.
    Ou seja, super recomendada, eu tive que testar e deu super certo. A diferença é que fiz com farinha de arroz e ficou muito gostoso também. Sei que fica um pouco melhor com a farinha de trigo, mas quero registrar aqui que ele fica bom de qualquer jeito. Parabéns!

    Sucesso sempre pra você! Aliás, pra vocês 3!!!!
    Bjs
    Sil.

  49. Francieli Della Costa disse:

    Oi Lena..já fiz teu bolo por diversas vezes, em uma semana duas!…hehe..muito gostoso!!! Acabou de sair um do forno..hj modifiquei um pouco a cobertura 100gramas de chocolate meio amargo derreti no micro e juntei com uma lata de creme de leite. ..como a gente fala aqui no sul ” é de lamber os beiços!!!” Beijos

  50. Cristina Della Bruna disse:

    Estava procurando uma receita diferente.. ai resolvi pesquisar no google como bolo de cenoura espatacular e apareceu o seu. Foi amor a primeira vista. Fiz e realmente e divino. O proximo que farei sera o de coca-cola, que tenho certeza de que sera um sucesso tambem…

    • Lena disse:

      Cristina,

      Seja bem vinda!
      Que bom que vc gostou!
      Pode fazer tranquila o de chocolate com coca cola pq é super gostoso e versátil!
      Beijo!

  51. Bárbara disse:

    Helena, o que acha de uma versão “mais saudável”? Utilziando óleo de coco, farinha de arroz e açucar mascavo ou demerara? Confesso que não estou sabendo usar a farinha de arroz…

    • Lena disse:

      Bárbara,

      Não sei te dizer.
      Este blog não é de receitas light e substituições em bolos devem ser testadas. Só faço com farinha de trigo e dá super certo.
      Bjs

  52. Ivani Santos disse:

    Acabei de fazer! Simplesmente maravilhoso!
    Parabéns!

  53. tatiana disse:

    Oi querida lena tudo bem? Eu faço bolo de cenoura em casa fica fofinho e bem amarelinho a cobertura eu faço com leite condensado Nestlé e nescau 2.0 fica uma delícia todos adoram aqui de casa mais ele cresce pouco ..Talvez seja meus ingredientes em excesso vou tentar fazer sua receita que adorei se Deus quiser irá tão lindo quanto saboroso. Deus abençoe. Um abraço( tatiana

  54. Arnold disse:

    Fiz metade da receita e deu muito certo! Já foi pro meu caderno de receitas. Obrigado por postar.

  55. Karla disse:

    Gostaria de saber se este bolo pode ficar fora da geladeira de um dia para o outro.
    Obrigada

  56. Janisse disse:

    Ola,que bom te encontrar por aqui,acompanho vc no instagran e adoro tudo o que vc faz! Nunca antes acertei fazer um bolo de cenoura, vou fazer com sua receita depois te falo.Abraços

  57. Cristiane disse:

    Oi Lena foi um prazer fazer seu bolo de cenoura, eu gosto muito, mas nenhuma outra receita que tentei fazer deu certo. Muito obrigada.

  58. Camila disse:

    Olá!

    Posso tirar 1 xícara de açúcar da receita e fazer somente com 1?
    Tb posso substituir 1 xícara de farinha de trigo por uma de farinha de trigo integral ou farinha de aveia? Será que embatumará o bolo?
    Abs,
    Camila

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>