Maracujá não só é uma fruta de sabor punjente e marcante, como tem lá suas razões pra ser chamada de “passion fruit” ou “fruit de la passion”…

Eu diria que de personalidade marcante… seu perfume é arrasador.

Sua flor é belíssima. Tive o prazer de passar minha infância vendo as floradas dos maracujás no quintal de minha casa em Curitiba. E eu adorava comê-los direto da casca, com uma colher. Deliciava-me com  azedinho da fruta e o croc-croc das sementes!

O simples bolo de maracujá, com a caldinha já é dos deuses… farei aqui em breve. A receita da massa é a mesma.

Mas anotem: nada substitui o suco puro do maracujá fresco. Por favor, não usem suco engarrafado, se quiserem que o resultado seja de se apaixonar ; ))

Sobre a ganache, é importante deixá-la gelar e depois bater com a batedeira para ficar leve e aerada. E com consistência para o bico de confeitar!

E esse lindo prato de vidro com pé, foi presente da minha amiga Gisele Ravazzi. Gi, muito muito obrigada!

Vamos lá?

Para 24 cupcakes

Tempo de preparo – 1 hora e 15, mais tempos de resfriamento

 

Ingredientes:

Dos cupcakes (massa do bolo):

– 4 ovos
– 2-1/2 xíc. de açúcar
– 1 xíc. de manteiga ou margarina.
– 3 xíc. de farinha de trigo peneirada
– 1 xíc. de suco integral de maracujá fresco para a massa (eu coloco a polpa da fruta fresca no liquidificador, bato e peneiro) – SEM ÁGUA!
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– ½ colher (chá) de sal

Da ganache de maracujá (recheio e cobertura):

– 700 grs de chocolate branco, picado
– 2/3 de xícara de suco de maracujá fresco (puro)
– 3 colheres (sopa) de creme de leite sem o soro

Preparo:

Dos cupcakes:

– Pré-aqueça o forno a 160 °
– Coloque forminhas de cupcakes nas cavidades das formas de cupcakes
– Na batedeira, bata em creme a manteiga e o açúcar.
– Acrescente os ovos inteiros.
– Bata na velocidade máxima por uns 2 minutos, raspando as bordas da tigela.
– Alterne (na velocidade mínima) o suco de maracujá, a farinha de trigo peneirada com o fermento e o sal.
– Encha cada forminha até 2/3 da altura. Coloque as formas de cupcakes dentro de assadeiras retangulares, e leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 25 minutos, ou até enfiar um palito e sair limpo.
– Espere uns 10 minutos, e após esse tempo transfira com cuidado, os cupcakes para uma grade. Espere esfriar por completo.

Da ganache de maracujá:

Coloque o chocolate branco picado numa tigela de vidro e leve ao microondas na potência MÉDIA por cerca de 4 minutos. Retire, mexa com uma espátula de silicone. Se ainda não estiver derretido, volte na mesma potência por mais 1 minuto. Retire, mexa, e acrescente o creme de leite e o suco de maracujá. Bata com uma batedeira (será melhor do que com o fouet, é mais fácil e rápido).
Leve ao freezer por uns 15 minutos, para ficar gelado (não deixe endurecer).
Bata novamente com a batedeira (o ar se incorporará e ficará com uma textura boa para o bico de confeitar. Parecerá uma mousse.

Montagem:

 
– Com uma faca pequena de ponta, corte um pedacinho do centro de cada bolinho (eu não os coloco de volta – sirvo depois com cafezinho…)

– Veja neste post de Cupcakes de limão siciliano, como cortar e retirar os “miolinhos” dos cupcakes.
– Com uma manga e o bico de confeitar “pitanga” grande, preencha as cavidades e decore por cima dos cupcakes. Divida igualmente a ganache entre todos os bolinhos. Caso goste com muita cobertura, faça antecipadamente meia receita a mais. Mas eu não acho necessário.
– Decore como preferir.
==================

Dicas da Lena:

– Pode assar nas forminhas de papel decoradas, onde servirá os cupcakes, ou em forminhas brancas – e retirá-las, e então colocar nas forminahs decoradas.

– Por cima da decoração de ganache, pode colocar um pouquinho de calda de sementes de maracujá. Leve ao fogo sementes, água e açúcar, deixe ferver até engrossar. Utilize gelada, para não derreter a ganache.

– Pode congelar os bolinhos já com os miolos retirados. No dia, faça a ganache, decore e sirva.

– Esses cupcakes  já com a ganache, aguentam bem até 2 dias fora da geladeira. Após esse tempo, só na geladeira, e cobertos, com algo que não encoste na cobertura, para não desmanchá-la.

– Essa massa de bolo é deliciosa, pura, ou com uma calda de maracujá. Massa fofinha, e com muito sabor da fruta!

Print Friendly, PDF & Email