Categorias

Receitas

Cheesecakes, Conversas doces, Especiais, Sobremesas geladas, Tortas

Cheesecake de Caramelo salgado

Cheesecake de Caramelo salgado

 

 

Existem receitas bem mais trabalhosas que outras. Mas que valem cada segundo de preparo.

Até porque, na doçaria tudo é mais preciso, mais meticuloso e delicado. Sabemos disso, respeitamos a doçura das sobremesas e agradecemos aos Céus vivermos para esses momentos.

Há dois meses fiz uma viagem aos EUA e comi um cheesecake de caramelo salgado num restaurante que me fez voltra rlá 3 dias depois só pra comer de novo a sobremesa. Fiquei absolutamente encantada com a cremosidade e o sabor do caramelo. Prometi a mim mesma que quando voltasse, testaria na minha cozinha até acertar! Dito e feito. A sorte é que logo na primeira tentativa eu consegui o resultado que queria tanto!

Ofereci um jantar e servi como sobremesa. Fiquei honrada, lisonjeada e feliz com os elogios empolgados dos meus convidados! E eu, realizada, sabendo que nunca mais precisarei esperar para comer esse cheesecake que tornou-se uma das minhas sobremesas preferidas.

 

Mesa posta, amor em forma de louça, comida e sobremesa. As melhores conversas, são aqui.

 

Como tudo que descubro ser delicioso e sucesso, quero vir aqui e dividir com vocês, agora chegou a hora de garantir pra vocês que se fizerem, terão felicidade na ponta do garfo.

Recomendo seguirem todos os passos e dicas para que ele tenha o mesmo resultado cremoso que obtive.

Não teria graça a vida, se não pudéssemos ter nossos queridos por perto, oferecendo a eles nosso mais precioso carinho.

Meus convidados Daniela e Marco sabem perfeitamente do que falo <3

Aliás, QUE icewine maravilhoso de sobremesa ele trouxe para abrilhantar nossos momentos de êxtase gastronômico! Obrigada muito, aos dois! ; )

Para um cheesecake de 8 a 10 fatias

 

– Ingredientes:

Da massa:

– 1 pacote (200 grs) de bolachas doces
– 3 colheres de sopa (colheres/padrão-niveladas) de manteiga sem sal

Do recheio:

– 4 embalagens (de 150 grs cada) de cream cheese em temperatura ambiente
– ¼ de xícara de açúcar
– 1 xícara de caramelo feito em casa – Faça o dobro da quantidade  da receita desse link >> (veja a receita aqui) no meu post de Riz-au-lait
– 4 ovos
– 1 colher (chá) de baunilha

Da decoração:

– 1 embalagem de 500 ml de creme de leite fresco
– 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro (se não tiver, pode usar o comum)
– 1 colher (chá) de baunilha
– 1/3 de xícara de caramelo salgado (para usar por cima do cheesecake)

Preparo:

Da massa:

– No processador (pode ser no liquidificador, mas tem que bater aos poucos os biscoitos. Coloque um pouco, bata, desligue, mexa com a colher e continue assim até terminar o pacote.)
Coloque os biscoitos no processador e bata até virar uma farofa fina. Acrescente as colheres de manteiga e bata novamente.
Pressione essa mistura no fundo de uma forma de aro removível de cerca de 22 cm de diâmetro (com as mãos ou com a ajuda de uma colher) e leve para assar em forno pré-aquecido em 170° por cerca de 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. (eu acelero este processo colocando no freezer por uns 15 minutos).

Do cheesecake:

Pré-aqueça o forno em 160°C.
Coloque água para ferver numa chaleira e separe uma assadeira retangular um pouco maior do que a forma redonda de aro removível (o cheesecake será assado no forno, em banho-maria para ficar bem cremoso)
Enquanto isso, na batedeira coloque o cream cheese (em temperatura ambiente. Pode estar levemente resfriado, mas não gelado) e o açúcar. Bata somente até misturar. Desligue a batedeira e raspe as bordas da tigela com uma espátula de silicone. Acrescente a baunilha, e acresente os ovos um a um, batendo apenas até misturar após cada adição. Não bata demais! Coloque o caramelo (se por acaso este estiver um pouco firme, leve ao microondas por alguns segundos até amolecer um pouco, mas não pode estar quente) juntamente com o último ovo e bata por alguns segundos só até misturar. Raspe e mexa a mistura novamente com a espátula. Despeje na forma com o fundo assado e resfriado.
Envolva o fundo e as laterais da forma do cheesecake com papel alumínio duplo (para que não entre água durante o banho-maria, já que a forma tem aro removível).
Coloque numa assadeira maior, acrescente água na altura de 1 cm e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 15 minutos nessa temperatura.
Após esse tempo, diminua a temperatura do forno ao mínimo (se for forno de fogão, diminua ao mínimo – se for elétrico, diminua para 130/140°C)
Asse por cerca de 1 hora. Desligue o forno e deixe por mais uns 30 minutos.
Após esse tempo, enfie uma faca e se sair limpa está pronto.
Retire, passe uma faquinha em volta das bordas somente para quando ele “encolher”, a massa não repuxe, e deixe esfriar em temperatura ambiente. Abra e retire o aro e em seguida leve ao freezer por cerca de 2 horas, ou até que o fundo esteja bem firme.
Retire do freezer e passe uma faca grande por baixo da massa, para descolar.
Com uma espátula grande, deslize o cheesecake diretamente para o prato de servir.
O ideal é deixar na geladeira por cerca de no mínimo 5 horas.

Da montagem:

Bata o creme de leite em chantilly com 1 colher (sopa) de açúcar e a baunilha.
Com um bico de confeitar, faça pitangas unidas uma à outra, por cima do cheesecake. Despeje um pouco de caramelo nesse espaço, permitindo que o chantilly sirva de “muro” para que o caramelo não escorra.
Leve à geladeira e retire 1 hora antes de servi-lo.

===============

Dicas da Lena:

Importantíssimo: Duas folhas de papela alumínio por baixo da forma para assar em banho-maria e não deixar água entrar

– O forno para assar cheesecakes jamais devem ser muito quentes,  para que permanceçam clarinhos por cima, não rachem e principalmente assem por dentro.
– Outra coisa que faz com que eles tenham rachaduras por cima, é quando entra muito ar na mistura de cream cheese. Por isso a recomendação de bater bem pouco na batedeira, impedindo que o recheio fique aerado. Assar em banho-maria é FUNDAMENTAL para que não resseque e permaneça cremoso!
– Se possível, usar a “pá” da batedeira, e não o batedor aramado dela.
– Use uma forma do diâmetro indicado, caso contrário a torta ficará muito baixa.
– Se quiser, pode dobrar a receita mas a forma deverá ter uns 25 cm de diâmetro. Ele ficará até mais alto. Aumente o tempo de forno para 1 hora e meia mais ou menos. Mas de verdade, recomendo fazer da primeira vez, com a quantidade exata desta receita.
– Fornos são muitos diferentes. Alguns aquecem demais. Geralmente, todos os fornos de fogão são assim. Já os elétricos possuem um termostato que desliga automaticamente quando atinge a temperatura ideal, e mesmo assim há que se vigiar. Eu tenho um “jeitinho” pessoal de verificar temperaturas quando preciso que elas sejam mais baixas: se eu conseguir colocar a mão dentro e contar até “5” tranquilamente,o forno está baixo o suficiente.
Se não, é porque está muito quente, e se não der para diminur a temperatura, abra levemente a porta do forno e “calce” com uma colher de pau.
– Se for servir somente no dia seguinte, deixe na geladeira na própria forma em que assou. No outro dia, coloque por cerca de 1 hora no freezer (apenas para que o fundo do cheesecake se solidifique e você possa enfiar uma espátula fina por baixo e transferir para o prato de servir, sem rachá-lo). Proceda com os passos seguintes.

– Nem pense em cortar ou desenformar um cheesecake que não esteja gelado. Ele desmanchará todo.
– Siga todas as dicas acima, bem como o passo-a-passo da receita, e terá um cheesecake cremoso e divino!

 

 

Print Friendly, PDF & Email

Posts Relacionados

26 Comentários

  1. SARAH

    Lena querida!

    Que post mais lindo, masis bem explicado e completo!
    Que delícia deve ser esse cheesecake, dos deuses.
    Obrigada!
    Beijão

    1. Lena

      Sarah,

      Uma delícia… muito muito.
      Beijão e obrigada!

  2. Taís Maciel

    Que loucura é isso???
    Fiz uma vez seu cheesecake de morango e não deu pra quem quis!
    Vou começar fazendo o caramelo neste fim de semana e no outro faço o cheesecake.
    Ai, ai…
    Beijos beijos

    1. Lena

      Oi Taís,

      QUe delícia!
      Então você vai querer fazer este também!
      É uma loucura de bom mesmo ; ))
      Beijo

  3. Carol (GE)

    Jesus Maria José! Santíssima Trindade!
    Fui lendo e me vendo fazer. O problema foi a inundação porque a boca encheu de água após tantas mensagens enviadas pelo cérebro para as glândulas salivares 😉
    Agora sério. Quando vi a foto do “original” que você comeu em Miami, sabia que você iria fazer um tão bom quanto ou melhor!
    Quando eu tiver tempo farei seguramente. E farei o caramelo de véspera pra ganhar tempo. Já tá tudo esquematizado Hehehe
    Parabéns por ter conseguido!
    Beijos
    Carol (Genève)

    1. Lena

      Carolzinha!

      Merci, merci bien!

      Olha, vou colocar na receita agora, como bem me lembrou a Neyara, para dobrar a quantidade de caramelo. Porque a do post do riz-au-lait não seria suficiente.
      Beijo grande!

      1. Carol (GE)

        Super! 😉

        1. Carol (GE)

          Lena!
          fiquei imaginando a mesma receita sem o “muro” de chantilly, e aquele caramelo todo escorrendo pelas paredes laterais! Uiiiiiiii !!!!!!!
          😛
          bjao!!

          1. Lena

            Hahahaha Carol,

            Delícia demais . Hahaha
            Beijo

  4. Simone

    Ei, obrigada por compartilhar a receita, parece divina. Fiquei com uma dúvida, o caramelo que vai no recheio é o que vc colocou o link e o caramelo que vai na decoração é qual? O que é caramelo salgado? rsrsrs…

    1. Lena

      Simone,

      Caramelo salgado é um caramelo que tem origem na França, e vc pode ou não colocar o sal.
      O caramelo do cheesecake e o que vai por cima são o mesmo.
      Beijo

  5. Diana

    Que saudade eu estava das suas receitas! Sempre doces feitos com o maior capricho desse mundo! Com certeza farei esse cheesecake, e obrigada por compartilhar coisas tão maravilhosas aqui! Grande beijo Lena!!

    1. Lena

      Diana!!
      Obrigada, venha sempre!!
      è um dos doces mais maravilhosos esse, e vale a pena o trabalho!
      Beijo

  6. Neyara

    Lena, querida! Que coisa mais linda do mundo todooooo. Vou fazer, sim ou com toda certeza? Só me tira uma dúvida? A quantidade de caramelo da receita do riz au lait é suficiente para está receita?
    Um beijo beeeem grande,
    Neyara

    1. Lena

      Oi Neyara querida!!!

      Você tem razão. Melhor dobrar a receita do caramelo salgaod, porque não será suficiente. Vou escrever lá.
      Beijão!!

  7. Maria Lúcia Oliveira

    Ai que bom que você postou esse cheesecake que vi no Instagram há algum tempo…
    Estava querendo muito, porque aqui vamos adorar com certeza! Lindo. Tudo, como sempre.
    Beijinho e obrigada por compartilhar

    1. Lena

      Obrigada Maria Lúcia,

      Sim, prometi e cumpri : )
      Vale muito a pena!
      Beijo

  8. Regina Siqueira

    Lena, adorei a eceita, vc parece ser alguem especial, e fico muito feliz quando vc posta algo. Pode ter certeza que vou tentar fazer o cheesecake. Obrigada!

    1. Lena

      Que delícia saber disso!
      Obrigada Regina,
      Beijo grande

  9. Raquel

    Querida, voce e a fada dos doces. Perfeicao pura. Nao vejo a hora de experimentar! Nao sei se encaro fazer o caramelo, mas o cheesecake farei com certeza!
    Beijos

  10. JOSIANI REGINA ROSA

    Olá Helena,

    Acabei de fazer seu cheesecake de caramelo e acho que ficou maravilhoso.
    Bem, o caramelo com certeza ficou, nunca tinha visto um assim, vou utilizar em outras receitas…
    Adoro seu blog pq as receitas são muito bem detalhadas.
    Amanhã provarei o cheesecake que vc compartilhou a receita aqui e te falo depois como foi. Vão ter mais provadores, vamos ver se eles também gostam.

    Josiani

  11. REGINA

    Lena querida!!
    Boa tarde!!

    Que bom você estar voltando com mais esta delícia, estarei fazendo esta sobremesa para a família, parece fantástica, obrigado por compartilhar seus preciosos conhecimentos.
    Beijos,
    Regina

  12. Jessica

    Meninas , me ajudem
    estou na duvida, só o mesmo caramelo do recheio (que esta no link) uso também para a calda?
    pois o caramelo do link vai sal de flor, então é o caramelo salgado no recheio e calda?

    1. Lena

      Sim, Jessica.

      É tudo caramelo salgado
      Beijo

  13. Balas de caramelo salgado - Helena Gasparetto

    […] já tenho no post de Riz-au-lait a calda de caramelo, e também tenho um Cheesecake delicioso aqui no […]

  14. PPaty

    Oi! Me deparei com essa receita divina e surgiu uma dúvida! Se deixar uma noite na geladeira no dia seguinte ele aguentaria ficar exposto em uma mesa?

Deixe uma resposta

*

Campos obrigatórios marcados *