Categorias

Receitas

Biscoitos, Bolinhos, Conversas doces, Cookies, Design, petit-fours

Madeleines de laranja

Madeleines – esses delicados bolinhos franceses em forma de concha – aqui estão na versão laranja pois são muito deliciosos para acompanhar um chá, ou mesmo um café, e seu toque cítrico e sua massa fofinha e amanteigada, encantam paladares.

Eu particularmente, amo essa delícia de todos os sabores, e ai que vontade que dá de fazê-las toda semana em suas variações!

Mas como tenho uma lista interminável de doces “na fila” para fazer, testar, e alguns até repetir, aproveitei que desta vez as madeleines glaceadas de laranja estavam na “vez” e quem fizer vai colocar no caderninho de receitas favoritas pra vida : )

Não é a primeira vez que elas aparecem aqui no blog, e como meu amor pelos cítricos é incontestável, há alguns anos fiz as de tangerina, que você pode ver aqui.

Algumas pequenas diferenças entre as duas receitas, sendo que esta não é embebida com calda, e sim coberta com um glacê cujo toque de limão deixa tudo mais perfeito!

Como faço muito pouco, fui comprando esporadicamente em viagens aos longo dos anos, algumas formas de tamanhos e materiais diferentes.

Abaixo em “Dicas da Lena” eu explico as diferenças de cada uma no momento de assar. Aliás , os matérias, espessuras, tamanhos e formatos de formas em geral são peculiares quando entram em contato com o calor do forno.

Um dia preciso fazer um posto exclusivamente com explicações e dicas de como assar um bolo em sua perfeição. Está na lista!

Esses petit-fours me lembram chá de Casa de boneca, algo que não faz parte do nosso dia a dia e por isso mesmo sendo simples e nada dispendioso de fazer, me transporta à momentos especiais.

Recomendo guardar esta receita, e logo que puder, faça. Faça para os seus, faça pra você. Dê-se ao prazer de um momento de tranquilidade, bons pensamentos, uma música suave; sinta o sabor em cada mordida e cada gole de chá ou café.

Vamos lá?

As quantidades dependerão dos tamanhos das cavidades de cada forma. Mas esta receita não é grande. Pode dobrar se quiser.

 

Ingredientes:

 

Da massa:

 

– ¼ de xícara de manteiga sem sal
– 1 colher (sopa) de suco de laranja concentrado congelado ou caldo da laranja fresca
– 1 colher (chá) de baunilha líquida
– ¾ de xícara de farinha de trigo
– 1 colher (chá) de fermento em pó (medida padrão – nivelada com a faca)
– ¼ de colher (chá) de sal
– ¼ de xícara de açúcar
– 2 ovos tamanho extra
– 1 colher (sopa) de raspas de laranja

 

Da cobertura de laranja:

 

– 1 xícara de açúcar de confeiteiro
– 1 colher (chá) de raspas de laranja
– 1-1/2 colher (sopa) de suco de laranja
– 1 colher (chá) de suco de limão

 

Preparo:

 

Da massa:

 

Pincele as formas de Madeleine com manteiga em ponto de pomada ou derretida. Enfarinhe e reserve.

Numa tigela refratária média, derreta no micro ondas a manteiga (cerca de 20  segundos).
Acrescente o suco de laranja e a baunilha. Coloque o açúcar, mexa e em seguida os ovos e as raspas de laranja. Misture com um fouet.
Pré aqueça o forno em 180 graus.
Numa tigela separada, peneire a farinha e o fermento e acrescente aos poucos à mistura dos ovos, mexendo muito bem com o fouet.
Cubra com um plástico filme e leve à geladeira por 30 minutos.
Coloque a massa às colheradas (eu coloquei num saco de confeitar descartável e ficou beeem mais fácil e rápido) nas formas, preenchendo só até a metade.
Coloque as formas dentro de uma assadeira grande e asse por cerca de 11 a 14 minutos (depende muito de cada forno) ou até enfiar um palito e sair limpo. Assim que constatar isso, retire-as do forno.
Desenforme uma a uma e transfira as madeleines para uma grade (por baixo uma assadeira forrada de alumínio pra facilitar a limpeza depois).

 

Do glacê de laranja:

 

Numa tigelinha, misture todos os ingredientes.
Usando uma colher ou pincel de confeiteiro, aplique sobre todas as madeleines. Ao glacê excedente cairá sobre o papel alumínio, e depois é só jogar fora que a assadeira de baixo estará limpinha!!
Deixe secarem em temperatura ambiente ou coloque no forno pré aquecido MORNO e DESLIGADO, por alguns minutos até secar o glacê. Não deixe tempo demais para os bolinhos não ressecarem por dentro.

Duração em recipiente baixo e largo, hermeticamente fechado, em temperatura ambiente é até 5 dias. Em geladeira até 10 dias. Pode congelar por até 3 meses.

 


 

Dicas da Lena:

 

– Usei formas variadas de todos os tamanhos e materiais que tenho auqi. As de metal simples precisam ser bem untadas com manteiga. As antiaderentes assam mais rapidamente por isso cuidado para não queimarem por baixo (por isso coloco dentro de uma assadeira maior).
As de silicone eu tenho há anos mas não sou adepta de formas de silicone pra assar bolos pois não assam uniformemente. Tendem a queimar nas extremidades, mesmo dentro de uma assadeira maior. Mas os formatos desta são os melhores que tenho para madeleines!
– Tenho sempre no freezer suco concentrado de laranja congelado, pois uso em todos os meus bolos de laranja que intensificam muito o sabor e fazem toda a diferença! Mas se não tiver, não economize nas raspas porque é isso que deixa o delicioso sabor de laranja!
– Caso não tenha as forminhas de Madeleine, pode assar nas formas de mini cupcakes ou as de empadinhas pequenas.
– Esta receita é relativamente pequena e se quiser fazer muitas pode dobrar.

Print Friendly, PDF & Email

Posts Relacionados

4 Comentários

  1. Cinara Soares

    Lena,
    Estava aguardando ansiosamente por essa receita. Parece deliciosa.
    E com a sua decoração tão linda e delicada, dá mais vontade ainda.
    Obrigada pela receita e carinho que coloca em seus posts.

    Bjs
    Cinara

    1. helenagasparetto

      Oi Cinara!

      Super facinha de fazer não é?
      Obrigada viu?
      Beijo

  2. Jacqueline Hochberg

    Lena,
    Comecei a fazer aqui, mas estou com um problema: no “modo de fazer” você diz para juntar os ovos. Entretanto, não há ovos na lista de ingredientes!
    Quantos são, por favor.
    Depois conto como saíram minhas madeleines aqui, tá?
    Obrigada,
    Jacqueline

    1. helenagasparetto

      Como não Jacqueline?
      São 2 ovos, inclusive escrevi “tamanhho extra” ; )

Deixe uma resposta

*

Campos obrigatórios marcados *