Recentemente resolvi enrolar uns brigadeiros de doce de leite e pensei: e se eu colocar dentro de um brownie – será que dá certo?

Deu SUPER certo!

image
O brownie leva mais farinha de trigo do que as minhas outras duas receitas do blog, permitindo um corte melhor, aproveitando todas as laterais, e igualmente úmido e deliciosamente “chewy”!

image

Os brigadeiros mantiveram seus formatos, e cada mordida era uma surpresa entre duas delícias. Divino.
Fiquei tão feliz com o resultado que fiz uma enquete nas redes sociais pra saber se as pessoas queriam que eu fizesse post e nunca recebi tanto retorno! Siiiimmm !!!!

image

Alguns amigos ganharam pedacinhos e foram unânimes no fato de que ele estava delicioso e merecia um post!

image

Não consegui postar antes pois eu estava viajando mas eis todos os segredos dessa maravilha que divido com vocês abaixo, inclusive os segredos do corte na “Dicas da Lena”!

 

Para cerca de 30 quadrados:

Ingredientes:

do brownie:

– 2/3 de xícara de manteiga sem sal
– 4 ovos
– 1-1/3 xícara de açúcar mascavo
– 2/3 de xícara de farinha de trigo peneirada
– 1/3 de xícara de cacau em pó
– 300 grs de chocolate meio amargo picado
– 1/2 colher (chá de sal)
– 1 colher (chá) de extrato de baunilha

do brigadeiro de doce de leite:

– 1 lata de leite condensado cozida na panela de pressão por 40 minutos após apitar)
– 1 lata de leite condensado
– 1 colher (chá) de manteiga
– Granulados para enrolar os brigadeiros

Preparo:

dos brigadeiros de doce de leite:

Numa panela misture todos os ingredientes.
Leve ao fogo médio mexendo sempre com uma espátula de silicone até o ponto de brigadeiro ( faça o “teste do pires que explico no meu post de brigadeiro de chocolate belga: leve um pires ao freezer e quando achar que está no ponto, coloque meia colher de chá do brigadeiro, volte ao freezer por 2 minutos e veja se está bom par enrolar. Se ainda estiver mole, volte ao fogo por mais uns minutos.)
Deixe esfriar num prato untado com manteiga e enrole os brigadeiros. O meu consegui 35 unidades e minha forma tem cerca de 32 x 25 cm.
Reserve os brigadeiros.

do brownie:

Pré-aqueça o forno em 170° C.

Unte uma assadeira de cerca de 32 x 25 cm.
Recorte dois pedaços de papel manteiga: um para forrar a forma no sentido do comprimento e o outro no sentido da largura, sobrepostos, num tamanho que sobre cerca de 5 cm a mais nos 4 lados. ( isto é necessário para você levantar o brownie da assadeira, depois de frio, e poder cortar melhor, em cima de uma tábua).
Unte o levemente o papel manteiga de baixo, sobreponha o outro. Unte e enfarinhe o papel manteiga de cima. Reserve. (Este processo deve ser feito em todas as receitas de brownie).

Numa tigela de vidro coloque o chocolate picado com a manteiga em pedaços e leve ao microondas em potência média-alta por cerca de 2 minutos. Retire, mexa com uma espátula e se necessário volte ao microondas por mais 1 minuto. Misture e deixe amornar.

Na tigela da batedeira bata os ovos com o açúcar, coloque a mistura de chocolate derretido, a baunilha e acrescente os ingredientes secos.
Bata um pouco, desligue, raspe as bordas da tigela. Bata por mais alguns segundos.
Disponha todos os brigadeiros no fundo da assadeira preparada e despeje a massa do brownie por cima.

Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40/45 minutos ( pode ser um pouco mais – depende de cada forno) ou até enfiar um palito no cento e sair com alguns pedacinhos de brownie grudados, mas não a massa crua.
Retire do forno, deixe esfriar sobre uma grade por 30 minutos e em seguida cubra-o todo com papel alumínio.

O ideal é aguardar no mínimo 6 horas antes de cortar ou de um dia para outro.
Explico: as laterais sempre ficam mais crocantes e o centro macio. Nesse período de “descanso” – e quanto mais longo, melhor – as laterais absorverão a umidade do centro e ficarão mais macias. E todas as bordas serão aproveitadas além de tornar o corte mais fácil!

============

Dicas da Lena:

– Se não tiver cacau em pó 100% pode usar chocolate em pó de boa qualidade.
– o açúcar mascavo é comumente usado em brownies pois deixa a massa mais úmida mas se não tiver pode usar o açúcar comum.
– nunca bata demais massa de brownie pois ele é denso mesmo. Não deve ter ovos aerados demais ou perderá sua textura quando assar ( em inglês usa-se muito a palavra “chewy” – que significa mastigável, ou seja, não é textura leve como se fosse bolo).


 

Depois de muitas horas ( preferencialmente de um dia para outro) , segure as bordas do papel com as duas mãos, uma em cada lado e levante com cuidado todo o brownie, transferindo imediatamente para uma tábua de cortar.
Com uma faca de chef bem grande, corte uma fileira. Limpe a faca com papel-toalha. Repita mais duas vezes esse processo continuando a cortar e lave a faca. A cada 3 ou 4 fileiras é preciso lavar e secar a faca pois o brownie gruda nela e sua limpeza é necessária para que os quadrados saiam bem cortados.

Pronto! Lindamente cortados com os brigadeirinhos por dentro! O melhor brownie da vida!

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email