Comecei o ano querendo postar uma receita fácil, gostosa e que agradasse à maioria, levando em conta esse calor que está fazendo no Brasil! Somado ao fato de que estamos em férias de verão, e quanto menos trabalho melhor é?

dsc03163

Portanto e sem mais delongas nem muita escrita – perdoem-me mas desta vez tudo no post é vapt-vupt – quero dizer que estou feliz em começar um novo Ano e desejo a todos vocês um lindo 2017!

flan2

 

Uma dica se quiser apressar o processo de resfriamento: eu deixei 45 minutos no freezer e em seguida mais 1 hora e meia na geladeira e estada pronto pra desenformar!

Vamos lá?

Para 10 porções deliciosas:

 

Ingredientes:

 

– 1 litro de leite
– 1-1/2 lata de leite condensado
– 350 grs de chocolate meio amargo (usei o 70% cacau)
– ½ xíc. de água
– 2 envelopes de gelatina incolor e sem sabor

dsc03135

Preparo:

 

Coloque o chocolate meio amargo picado numa tigela refratária e leve ao microondas por 3 minutos potência MÉDIA.
Retire do micro e mexa com uma espátula de silicone até ficar homogêneo. Reserve.
No copo do liquidificador coloque o leite e o leite condensado. Bata por uns 40 segundos; só até misturar bem.
Coloque a ½ xícara de água FRIA numa tigelinha e em seguida a gelatina em pó, misturando bem com um garfo. Leve ao microondas por 25 segundos potência ALTA.
Despeje a gelatina ainda quente na mistura de leites do liquidificador e bata por uns 30 segundos.
Em seguida despeje nessa mistura, todo o chocolate derretido (de preferência ainda quente) e bata novamente.
Caso não caiba toda a quantidade de líquido no seu liquidificador, transfira uma parte para uma tigela grande enquanto bate o chocolate derretido no restante que ficou no liquidificador, depois despeje o mesmo na tigela grande com o restante do líquido e misture com a espátula.
Coloque o líquido numa forma de furo no centro e leve à geladeira por no mínimo 4 horas.
Abaixo nas “Dicas da Lena” eu explico como desenformar depois de gelado.


Dicas da Lena:

 

– Eu usei uma fava de baunilha na receita, mas é totalmente opcional. Quem quiser usar, é cortar ao longo de uma faca, e com ela ir “puxando” o conteúdo da fava. Aí é só colocar no liquidificador com o leite.
– Recomendo usar o chocolate meio amargo com 70% de cacau pois ele é mais forte e adequado para esta quantidade de líquidos desta receita. Hoje em dia a maioria dos supermercados vende.
COMO DESENFORMAR:
Depois que o flan (ou gelatina, como queira chamar) estiver bem firme, Encha uma tigela grande (que caiba a forma dentro – com 2/3 de água quente. Não é fervendo, é quente apenas).
Mergulhe a forma da gelatina na tigela com água quente deixando para cima cerca de 1 cm da forma, para não entrar água e alcançar a gelatina.
Espere alguns segundos (aí precisa usar o bom senso, dependendo da temperatura da água, etc. e levante a forma de dentro da água, enxugando as laterais da forma imediatamente com um pano seco)
Com a ponta de uma faquinha, vá deslizando por toda a borda entre a gelatina e a forma, apenas na parte de cima.
Com uma outra faca de ponta arredondada, enfie até a metade da profundidade em qualquer ponto da forma, apenas para entrar ar. O calor da água quente vai desgrudar levemente a gelatina da forma que se soltará com facilidade ao desenformar, mas precisa deixar entrar o ar como expliquei.
Já deixe ao lado o prato onde você vai desenformar.
Pronto! Ela sairá linda, não importa qual o tipo de forma nem o material que use, desde que não seja silicone!

Print Friendly, PDF & Email