Sempre considerei (dadas às licenças poéticas e de ingredientes…) os “biscuits” para os americanos, tão populares e consumidos, quanto são para nós brasileiros, os pães de queijo.

Na verdade, os biscuits são bem mais fáceis de fazer : )

O grande segredo da sua massa, delicada e amanteigada, é seu pouco manuseio e a manteiga bem gelada, tanto quanto o buttermilk.

Aqui cabe uma explicação: “Buttermilk” é uma espécie de “soro de leite”, que na verdade é pouco entendido. Nos Estados Unidos é vendido em supermercados. No Brasil não temos, porém a receita caseira que dou abaixo nas “Dicas da Lena”, é facílima. É só acrescentar vinagre branco ao leite.

No entanto, pode fazer os biscuits com leite integral mesmo. O resultado é praticamente igual. O mais importante é amassar tudo bem pouco para que os pedacinhos de manteiga ao assarem, tornem a massa leve e levemente “quebradiça”, desmanchando na boca quando comemos. Para isso, insistirei que sempre seja servido quente.

Domingo passado acordei com vontade destes pãezinhos rápidos, e nada como um biscuit quentinho com manteiga e minha geleia de morango pra animar logo o resto do dia!

E quem não gosta de uma mesa bonita não é? Lembro sempre do que vocês me escrevem sobre as arrumações de mesa, louças, etc. O carinho está embutido na decoração, e tomara, seja sempre assim, para todas nós!

Minha geleia de morango ; )

O bacana é que faço sempre a receita inteira, e congelo metade. Costumo ter outra quantidade para assar na hora quando quero receber alguém para um café ou chá da tarde (uma das minhas formas preferidas de receber amigas) ; )

O processador diminui o trabalho (é verdade, que dá outro… de lavá-lo .. hehe) mas não é imprescindível.

Pode usar o misturador de massas manual (parece uma meia-lua com 4 tiras de metal), ou até com as pontas dos dedos.

É uma delícia, prático, comfort food, e não conheço ninguém que não goste. Vamos lá?

 

Para cerca de 24 biscuits com 4 cm de diâmetro

Tempo de preparo: 50 minutos

 

Ingredientes:

– 3-1/2 xícaras de farinha de trigo, peneiradas, com:
– 1 colher e meia (sopa) de fermento em pó
– 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
– 1 colher de chá de sal
– 1 colher de chá de açúcar
– 1 tablete (200 grs) de manteiga sem sal, gelada, cortada em pedaços pequenos (vide foto)
– 1-1/2 xícara de “buttermilk” gelado (ensino a fazer nas “Dicas da Lena”) – ou leite integral gelado

Obs: eu coloquei também 1/2 xícara de queijo parmesão ralado na hora, dentro da massa. Mas é opcional. Fica com sabor realçado, eu prefiro!

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180° C.

Em uma tigela grande, misture a farinha peneirada com os ingredientes secos: o fermento, o bicarbonato de sódio, sal e açúcar.
Transfira 2 xícaras desses ingredientes para um processador. Acrescente a manteiga gelada cortada em pedacinhos e aperte o botão “pulsar” poucas vezes, por alguns segundos, até que a mistura pareça uma farofa, ainda com pedacitos de manteiga. Não processe mais do que isso.

> (Alternativa para quem não tem processador): Pode acrescentar a manteiga diretamente na tigela com os ingredientes secos, utilizando o misturador manual de massas, ou até as mãos. (Neste último caso, esfarele com as pontas dos dedos). Com esse utensílio você vai amassando os pedacinhos de manteiga dentre os ingredientes secos, até que ela se incorpore parcialmente até ficar um pouco menor do que grãos de ervilha – a partir daí misture um pouco com as mãos e proceda como abaixo.

Volte essa mistura à tigela original, onde está o restante dos ingredientes secos, e com a mão esfarele mais um pouco essa mistura. PORÉM ainda terá a textura de farofa. Essa massa não pode ser completamente misturada. Neste ponto, acrescente o queijo parmesão, caso utilize.
Acrescente o leite integral ou o “buttermilk”, utilizando uma espátula de borracha, apenas para incorporar os ingredientes, sem mexer demais.
Coloque essa massa sobre uma superfície levemente enfarinhada. Com os dedos, misture delicadamente a massa – não é para ficar homogênea – deixe alguns pedacinhos de manteiga inteiros ainda – Enfarinhe a superfície de trabalho e com as mãos aperte a massa levemente até formar um círculo de cerca de 2 a 3 cm de espessura. Não manuseie demais a massa. Use cortador de biscoito redondo (eu usei um de 4 cm de diâmetro, mas pode usar maior – apenas resultará em menor número de unidades). Antes de cortar cada biscuit, “mergulhe” o cortador na farinha de trigo.
Coloque os biscuits sobre uma assadeira untada e enfarinhada (eu usei o “Silpat”, folha de silicone). Pincele a superfície deles com leite. Se desejar, polvilhe açúcar cristal fininho.
Asse, por cerca de 20/25 minutos. Ou até enfiar um palito e sair limpo, e as bordas douradas.
Sirva em seguida. Devem ser sempre servidos quentes!

Manteiga bem gelada cortada em pedacinhos

——-

Dicas da Lena:

Congelamento aberto: depois, é só colocar em saquinhos, fechar e congelar!

PARA FAZER BUTTERMILK CASEIRO:

Coloque 1-1/2 xícaras de leite numa jarrinha e acrescente 1-1/2 colheres (sopa) de vinagre branco. Mexa com um garfo e deixe repousar por 30 minutos antes de utilizar. (No caso de biscuits, deve ser primeiro gelado para o resultado ideal).

– Biscuits são sempre servidos quentinhos, portanto se não consumirem em seguida, não deixem dourar muito no forno, para esquentá-los no momento de servir.

– Podem ser congelados, tanto já assados (deixe dourar menos para não queimarem no momento de reaquecê-los) , quanto ainda crus.

Neste último caso, faça congelamento aberto (congele todos abertamente numa assadeira) – e depois passe-os para um saco plástico próprio para congelamento, e feche bem. Duração no freezer de até 2 meses.

– Para assar os congelados, disponha-os diretamente numa assadeira untada e enfarinhada, sem descongelar, e leve a forno moderado (pré-aquecido a 160 graus C ) por cerca de 35/40 minutos.

– Eles servem tanto para recheios salgados quanto doces.

– Não é necessário utilizar buttermilk. Pode ser leite integral. O resultado é bem parecido. Mas eu fiz o buttermilk em casa.

– Caso não tenha cortador de biscoitos, corte em quadrados com uma faca de chef ; )

 

Print Friendly, PDF & Email