Categorias

Receitas

Pães, Pães rápidos, Pra tomar com café

“Biscuits” de buttermilk

“Biscuits” de buttermilk

Sempre considerei (dadas às licenças poéticas e de ingredientes…) os “biscuits” para os americanos, tão populares e consumidos, quanto são para nós brasileiros, os pães de queijo.

Na verdade, os biscuits são bem mais fáceis de fazer : )

O grande segredo da sua massa, delicada e amanteigada, é seu pouco manuseio e a manteiga bem gelada, tanto quanto o buttermilk.

Aqui cabe uma explicação: “Buttermilk” é uma espécie de “soro de leite”, que na verdade é pouco entendido. Nos Estados Unidos é vendido em supermercados. No Brasil não temos, porém a receita caseira que dou abaixo nas “Dicas da Lena”, é facílima. É só acrescentar vinagre branco ao leite.

No entanto, pode fazer os biscuits com leite integral mesmo. O resultado é praticamente igual. O mais importante é amassar tudo bem pouco para que os pedacinhos de manteiga ao assarem, tornem a massa leve e levemente “quebradiça”, desmanchando na boca quando comemos. Para isso, insistirei que sempre seja servido quente.

Domingo passado acordei com vontade destes pãezinhos rápidos, e nada como um biscuit quentinho com manteiga e minha geleia de morango pra animar logo o resto do dia!

E quem não gosta de uma mesa bonita não é? Lembro sempre do que vocês me escrevem sobre as arrumações de mesa, louças, etc. O carinho está embutido na decoração, e tomara, seja sempre assim, para todas nós!

Minha geleia de morango ; )

O bacana é que faço sempre a receita inteira, e congelo metade. Costumo ter outra quantidade para assar na hora quando quero receber alguém para um café ou chá da tarde (uma das minhas formas preferidas de receber amigas) ; )

O processador diminui o trabalho (é verdade, que dá outro… de lavá-lo .. hehe) mas não é imprescindível.

Pode usar o misturador de massas manual (parece uma meia-lua com 4 tiras de metal), ou até com as pontas dos dedos.

É uma delícia, prático, comfort food, e não conheço ninguém que não goste. Vamos lá?

 

Para cerca de 24 biscuits com 4 cm de diâmetro

Tempo de preparo: 50 minutos

 

Ingredientes:

– 3-1/2 xícaras de farinha de trigo, peneiradas, com:
– 1 colher e meia (sopa) de fermento em pó
– 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
– 1 colher de chá de sal
– 1 colher de chá de açúcar
– 1 tablete (200 grs) de manteiga sem sal, gelada, cortada em pedaços pequenos (vide foto)
– 1-1/2 xícara de “buttermilk” gelado (ensino a fazer nas “Dicas da Lena”) – ou leite integral gelado

Obs: eu coloquei também 1/2 xícara de queijo parmesão ralado na hora, dentro da massa. Mas é opcional. Fica com sabor realçado, eu prefiro!

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180° C.

Em uma tigela grande, misture a farinha peneirada com os ingredientes secos: o fermento, o bicarbonato de sódio, sal e açúcar.
Transfira 2 xícaras desses ingredientes para um processador. Acrescente a manteiga gelada cortada em pedacinhos e aperte o botão “pulsar” poucas vezes, por alguns segundos, até que a mistura pareça uma farofa, ainda com pedacitos de manteiga. Não processe mais do que isso.

> (Alternativa para quem não tem processador): Pode acrescentar a manteiga diretamente na tigela com os ingredientes secos, utilizando o misturador manual de massas, ou até as mãos. (Neste último caso, esfarele com as pontas dos dedos). Com esse utensílio você vai amassando os pedacinhos de manteiga dentre os ingredientes secos, até que ela se incorpore parcialmente até ficar um pouco menor do que grãos de ervilha – a partir daí misture um pouco com as mãos e proceda como abaixo.

Volte essa mistura à tigela original, onde está o restante dos ingredientes secos, e com a mão esfarele mais um pouco essa mistura. PORÉM ainda terá a textura de farofa. Essa massa não pode ser completamente misturada. Neste ponto, acrescente o queijo parmesão, caso utilize.
Acrescente o leite integral ou o “buttermilk”, utilizando uma espátula de borracha, apenas para incorporar os ingredientes, sem mexer demais.
Coloque essa massa sobre uma superfície levemente enfarinhada. Com os dedos, misture delicadamente a massa – não é para ficar homogênea – deixe alguns pedacinhos de manteiga inteiros ainda – Enfarinhe a superfície de trabalho e com as mãos aperte a massa levemente até formar um círculo de cerca de 2 a 3 cm de espessura. Não manuseie demais a massa. Use cortador de biscoito redondo (eu usei um de 4 cm de diâmetro, mas pode usar maior – apenas resultará em menor número de unidades). Antes de cortar cada biscuit, “mergulhe” o cortador na farinha de trigo.
Coloque os biscuits sobre uma assadeira untada e enfarinhada (eu usei o “Silpat”, folha de silicone). Pincele a superfície deles com leite. Se desejar, polvilhe açúcar cristal fininho.
Asse, por cerca de 20/25 minutos. Ou até enfiar um palito e sair limpo, e as bordas douradas.
Sirva em seguida. Devem ser sempre servidos quentes!

Manteiga bem gelada cortada em pedacinhos

——-

Dicas da Lena:

Congelamento aberto: depois, é só colocar em saquinhos, fechar e congelar!

PARA FAZER BUTTERMILK CASEIRO:

Coloque 1-1/2 xícaras de leite numa jarrinha e acrescente 1-1/2 colheres (sopa) de vinagre branco. Mexa com um garfo e deixe repousar por 30 minutos antes de utilizar. (No caso de biscuits, deve ser primeiro gelado para o resultado ideal).

– Biscuits são sempre servidos quentinhos, portanto se não consumirem em seguida, não deixem dourar muito no forno, para esquentá-los no momento de servir.

– Podem ser congelados, tanto já assados (deixe dourar menos para não queimarem no momento de reaquecê-los) , quanto ainda crus.

Neste último caso, faça congelamento aberto (congele todos abertamente numa assadeira) – e depois passe-os para um saco plástico próprio para congelamento, e feche bem. Duração no freezer de até 2 meses.

– Para assar os congelados, disponha-os diretamente numa assadeira untada e enfarinhada, sem descongelar, e leve a forno moderado (pré-aquecido a 160 graus C ) por cerca de 35/40 minutos.

– Eles servem tanto para recheios salgados quanto doces.

– Não é necessário utilizar buttermilk. Pode ser leite integral. O resultado é bem parecido. Mas eu fiz o buttermilk em casa.

– Caso não tenha cortador de biscoitos, corte em quadrados com uma faca de chef ; )

 

Print Friendly, PDF & Email

Posts Relacionados

44 Comentários

  1. Tathiana Vasconcelos

    Ai Lenaaaa!

    Que mesa linda é essa, com essa louça linda, geleia linda, biscuits lindos?
    Você se supera no bom gosto hein?
    São tão fáceis, não sabia que eram assim.
    Delícia.
    Beijos

    1. Lena

      Tathiana,

      Puxa, obrigada!
      Gentil você…

      Sim, muito fácil de fazer 😉
      Beijo

  2. Daniela

    Lena, receita anotadíssima pra fazer no final de semana. Olha que coincidência ontem no Top Chef uma das receitas que um participante teve que fazer foi essa mas ele esqueceu como era e fez algo parecido com uma empanada.
    Beijão,

    Dani.

    1. Lena

      Oi Dani!!!

      Que delícia saber que vc vai fazer!
      Sério que no Top Chef ele esqueceu? Hahaha!!
      Se precisar de ajuda, me chama, ~me chama ~me chamaaaa ~
      Beijão

  3. Raíssa Lima

    Post maravilhoso, como todos os outros. Testarei com toda certeza essa receita! 😉

    1. Lena

      Raíssa,

      Que maravilha! Isso!
      Beijo

  4. Ana Clara Carvalho

    OMG!
    Os olhos saltaram das órbitas agora!
    Gente, que coisa linda, nossa.
    Nunca terei uma geléia como a sua, mas sei fazer uma de amora que vai super bem com esses biscuits que farei farei farei
    Beijucas

    1. Lena

      Ana Clara,

      Imagina, sua geleia deve ser uma delícia!
      O importante é fazer : )
      Beijo

  5. Marina Maria

    Lena, estamos em sintonia! Também fiz biscuits essa semana para postar no blog, acredita? 😉

    Eu morei numa cidade pequena no sul dos EUA onde comer biscuits no café da manhã era uma das minhas coisas preferidas. Da primeira vez que provei, eles vinham com muito sausage gravy, um molho branco com linguiça meio estranho! Acabei demorando a provar de novo, e quando o fiz, saindo quentinho do forno com manteiga, me apaixonei. Essa semana deu saudade, então resolvi fazer! Não tinha ideia de como era fácil.

    Um outro café da manhã típico na região que fiquei eram chicken biscuits, ou seja, biscuits recheados com frango frito acompanhados de hash browns, um bolinho frito de batata ralada! Olha só que bomba calórica logo cedo… Mas preciso admitir, era bom!!! rsrs

    Beijo grande!

    1. Lena

      Oi Marina!

      É uma delícia essa diversidade de recheios que acompanham o biscuit.
      E ainda há a versão doce, que recheado de chantilly e morangos, recebe o nome de shortcake.
      E por cima de frutas e açúcar ao forno, torna-se um “cobbler”…
      Bacana isso.
      Beijo!

  6. Erika

    Oi, Lena! Então é isso que os americanos chamam de biscuit?! Eles ficam parecidos com os scones ingleses! Acho que na nomenclatura culinária nós somos mais parecidos com os ingleses nesse quesito: biscoitos são biscuits e scones são pãezinhos 😉

    1. Lena

      Erika

      Isso mesmo.
      Scones são praticamente a mesma coisa, só que em formatos triangulares.
      Beijo!

  7. Karla Maria

    Lena,
    são fáceis e super práticos. Vou fazer.
    Não sei se amei mais a sua louça linda, a geleia espetacular ou a receita.
    Os três, com louvor.
    Beijo grande

    1. Lena

      Karlinhaaa!!

      Que bom que gostou! Eu capricho pra quem ler, mesmo que não faça a receita, faça bem à alma : )
      Beijão

  8. Manu Stein

    nossa, isso é realmente muito gostoso!!
    Pena eu estar em ‘dieta emergencial’ pra formatura das minhas amigas! Pra compensar, vai ser a primeira coisa que vou fazer depois da festa o/

    Afinal…depois de tanto sacrifício, vou merecer né? *-*
    Sua geleia é linda demais!! Só de olhar eu sinto borboletas nas bochechas *-*

    1. Lena

      Eita Manuzita..

      Eu bem entendo essas diteas viu…
      Logo em seguida vc faz <3
      Beijo querida

  9. joyce

    Nossa! parece ser bem fácil de fazer essa receita!
    Adorei!

    1. Lena

      Sim, Joyce, é fácil.
      Mas muuuito deliciosa ; )

  10. Fabíola Fiume

    Oi Lena,

    Sou sua leitora e fã de muito tempo e é a primeira vez que comento.
    Queria dizer que suas receitas são espetaculares, já fiz várias, minha mãe e irmã também.
    Os pequenos adoram os bolos e os docinhos. Eu fico admirando seu capricho.
    Obrigada por nos dar tantos detalhes e se preocupar em ensinar.
    Você deve ser mesmo apaixonada por tudo isso!
    Abraços

    1. Lena

      Fabíola,

      Que delícia o seu comentário!
      Pra mim, tudo que posto aqui é só prazer!
      Eu não ensino, eu divido…
      Beijo grande : )

  11. cincia

    Oi, Lena…

    Adoro receitas facinhas e essa é uma delas!!! Delicinha!!
    Mas… gostaria de fazer com farinha integral!! Estou de novo na fase saudável!!!
    Altera muito o gosto?
    Talvez a melhor opcao seja ½ da receita, não?
    bjuss

    1. Lena

      Cincia,

      Pois é…
      Tava pensando ainda ontem que as pessoas querem receitas fáceis e infelizmente doce é uma delícia mas a grande maioria requer váarias etapas.
      Mas que bom que vc vai fazer!
      Beijos e saudades!

  12. Marisa

    Lena, minha rainha, não te disse uma vez que gostaria tanto de ser sua vizinha?
    Aaaah…como eu gostaria!!! Sentir o perfume das fornadas invadindo a vizinhança.
    Seria fantástico, com certeza. Esses eu também vou fazer…e comer quentinhos
    com a manteiguinha derretendo… tudibom…rsrsrs.
    Eu me lembrei do pedido que já te fiz e não me esqueço. Amor aos pedaços, lembra? Please…
    Bjo grande
    Marisa

    1. Lena

      Marisa,

      Sabe que dia desses estava me lembrando do doce AMor aos pedaços q me pediu?..
      No entanto como te expliquei, fiz uma vez, há milênios.
      Não acho que é um doce muito popular, e preciso testar pq não me lembro direito, e não posto nada sem ter certeza que ficou ao meu nível de exigência.
      Mas juro que não esqueci
      <3
      Beijo!

  13. Melissa

    Helena, acompanho seu blog há tempos mas nunca havia deixado um comentário. Só tenho a elogiar todo capricho e amor (que é visível) que você coloca nas suas receitas. Tá de parabéns! E as fotos então…lindas! Já fiz algumas das suas receitas e todas são maravilhosas. Moro nos EUA e fazer uma receita sua muitas vezes me faz abraçar minha infância, tem cheiro de família. Que sua caminhada continue iluminada.

    1. Lena

      Melissa,

      Que coisa boa ler seu comentário carinhoso!
      Saber que você de tão longe está ligada à nossa vida aqui, fazendo doces e transportando-se à memória é um alento pra mim, que faço deste blog um cantinho pra trocar ideias e sentimentos.
      Seja sempre bem-vinda!
      Beijo

  14. Marina Damasio

    Nossa Lena! Que receita maravilhoasa e totalmente “comfort food”. Você é realmente uma fada dos doces e tem um bom gosto inigualável! é um prazer ver suas receitas, porque você não só ensina tudo e os truques pra dar certo, mas ainda se preocupa em nos presentear com esse texto delicado, essa mesa sempre linda e essas fotos que dão água na boca!! Vou receber um grupo de 12 americanos semana que vem e já sei o que fazer para um lanchinhooo!! Uma perguntinha, você já postou alguma vez receita de geléia? Tava doida pra aprender a fazer e já tentei mesmo com receitas da internet, mas não deu muito certo!! Um beijo e um abraço carinhoso!!!

    1. Lena

      Oi Marina!

      Obrigada pelo comentário carinhoso!
      Olha, sempre que me perguntam das minhas geleias respondo q nunca postei pq aqui no Brasil não há pectina decente pra gelificá-las (repare aquela parte mais durinha, transparente).
      Sempre q vou aos EUA trago de lá uma pectina líquida, e com ela faço minhas geleias.
      Mas, vc pode fazer uma geleia de colher, com morangos + a mesma qtde de açúcar e umas gotas de limão. Retire a espuma q se formar, e deixe apurar em fogo baixo até que ela engrosse.
      Mas não ficará firme, pq não terá pectina.
      Por q vcv não pede pra um deles trazer pra vc? O nome é “CERTO”.
      Ou a em pó, da Sure-Jell.
      Beijo

  15. Guloso e Saudável

    Bom dia Lena,
    Mais um post repleto de deliciosos biscuits, ótimo conteúdo didático e dicas de muito interesse, amei.
    Feliz dia das mulheres! Parabéns para todas nós!
    Beijos, bom final de semana,
    Vânia

    1. Lena

      Vânia querida

      Que seus dias sejam todos especiais!
      Um beijo grande

  16. marisa

    Lena, minha querida rainha.
    Lendo o comentário da Marina Damásio e a sua resposta, gostaria de saber o endereço do site ou do lugar que vc compra a pectina líquida “Certo” ou a em pó, da Sure-Jell?
    Tenho uma amiga que mora lá e vem agora, mês que vem, e quero encomendar a ela.
    Como ela trabalha o dia todo, nunca tem tempo prá pesquisar, correr atrás, acaso vc me desse um endereço, ou site determinado iria facilitar muito. Pelo site seria mais fácil de comprar, porque eu daria o endereço da minha amiga para entrega.
    A propósito, a medida da geleia maravilhosa de morango que vc passou, seria na mesma proporção utilizando a pectina? E qual a medida de pectina?
    Agradeço muito se puder me ajudar.
    Grande bj
    Marisa
    E a quantidade de pectina, líquida ou em pó a ser usada?

    1. Lena

      Oi Marisa

      Não tem local certeiro.
      As vezes acho no supermercado local, às vezes Wal Mart ou Target.
      Qdo vc tiver a pectina me avise se em po ou liq pois cada uma tem qtdd.
      E eu faço de olhometro. Ñ tenho receita
      Beijo

      1. marisa

        Ok, Lena.
        Agradecida.
        Bjs

  17. Lilika

    LENA.
    MOREI NUMA COLONIA AMERICANA NO AMAZONAS. TRABALHEI NO REFEITORIO DO HIGH SCHOOL DE LA..
    COMO BOA BRASILEIRA, CUIDAVA DAS CARNES. AS MASSAS E DOCES FICAVAM COM AS AMERICANAS. SEMPRE COMIAMOS BISCUITS, TINHA RECEITA E TUDO.
    TROUXE PRA SAMPA MUITAS RECEITAS DE LA, BISCUTS INCLUSO. NUNCA CONSEGUI FAZER COM MAESTRIA.
    GRAÇAS A VOCE, SEUS TOQUES DELICADOS, SUA EXPLICAÇÃO DETALHADA E O CARINHO COM QUE VOCE FALA, PASSA DETALHES E VISUALMENTE SE NOTA. O AMOR QUE VOCE TEM A NÓS, LEIGAS. E AO QUE FAZ, PUDE, ATÉ QUE ENFIM, FAZER OS VERDADEIROS BISCUITS DE MEUS SONHOS E MARAVILHOSAS LEMBRANÇAS.
    COM VERDADEIRO CARINHO E ADMIRAÇÃO:
    OBRIGADA.

    1. Lena

      Lilika

      Muito obrigada pelas palavras!
      Sempre soube que trabalhar num refeitório de high school é uma experiên cia e tanto.
      Feliz em saber que você vê na minha receita e no meu post, incentivo e técnica para fazer seus biscuits de hoje em diante!
      Beijo, volte sempre aqui!

  18. Verena Buschinelli

    Helena,
    esse blog é pra lá de especial, seu cuidado com a mesa, decor dos pratos, texto primoroso, as fotos super apetitosas, tudo lindo! Fico imaginando que delícia deve ser sua casa!
    A receita é uma delícia, fiz para comer com saladas no jantar, acrescentei um pouco de alho espremido, 2 dentes pequenos para a receita toda. Assei a metade e congelei o resto. Adorei! Amo biscuits e é sempre bom encontrar uma receita gostosa! Parabéns! Um ótimo final de semana!

    1. Lena

      Verena,

      Que bom que gostou!
      Desculpe a demora em responder mas estou na Italia há uma semana.
      A internet por aquu é ruinzinha; estou na Toscana por algumas semanas : )
      Volte sempre, eu adoro!
      Beijo

  19. Marcia

    Lema, recentemente descobri seu blog, estou adorando. Achei muito prático o seu cortador com ”alcinha”, pode me dizer onde posso encontrar? Obrigada.

    1. Lena

      Oi Márcia, obrigada!!

      Eu comprei em alguma loja nos EUA. Acho que foi na Williams-Sonoma.

      Beijo!

  20. Fabi

    Oieeee Lena! Td bem? Fiz a sua receita e adorei! To matando a saudade do Biscuit de 10anos atrás! Amei! Parabéns e aguardo uma receitimha integral do Bicuit… Bjuuuuuu

  21. Andreia

    Lena, fiquei encantada com essa receita, já tinha procurado na Internet, mas a aparência não chega aos pés dos seus, com certeza farei!

  22. Vera Lúcia Américo Bahia da motta

    Quero muito acertar bjcas.

  23. Pipo

    Muito bom!!! Faz tempo que desejava esta receita.

  24. Marluce Proença

    Nossa!! Adorei a mesa toda decorada, adorei a receita super explicada com excelentes dicas, tudo passo a passo! E tudo de muito bom gosto!!! Parabéns!!!
    Virei sua fã!!! bjks

Deixe uma resposta

*

Campos obrigatórios marcados *