Categorias

Receitas

Bolos, Conversas doces, Especiais

Aniversário de Um Ano do Blog! (Bolo de nozes e de coco, com recheios de damascos e de coco)

Aniversário de Um Ano do Blog! (Bolo de nozes e de coco, com recheios de damascos e de coco)

 

Meu Blog completa um ano de vida! E estou orgulhosa dele, e de todos que me visitam ou fazem meus doces.

Cada um tem seus motivos para montar um blog, e pra comemorar seu primeiro aniversário : )

Mas só quem me conhece, sabe o quanto relutei pra criar um.

E foi justamente por me conhecerem e me  quererem bem, que esse amigos acreditavam que daria certo, e insistiram, aconselharam, e me convenceram..

Depois, pessoas que já liam minhas receitas anteriormente, mesmo sem nunca terem me visto, me escreviam perguntando  se eu não iria ter um espaço pra dividí-las com o mundo..

A vida me ensinou que quando muitas evidências me levam para a mesma questão, é hora de repensá-la. E assim fiz, e com apoio de muita gente querida, há um ano venho aqui postar o que minha alma transpira de mais verdadeiro: cozinhar..

Aqui eu publico apenas os doces, porque além de serem a minha paixão, eu acho que doces são mágicos e libertadores para quem os faz, para quem os contempla, e para quem os come.

Mas eu adoro cozinhar pratos salgados, fazê-los cozidos, assados, testar ingredientes e receitas, inventar entradinhas, preparar os clássicos… quem sabe um dia eu pare de fazer tantas coisas ao mesmo tempo e me sobre um pouco mais dele para eu  fotografar e postar também salgados, que me pedem ..

Sabem, eu queria fazer deste post, um momento daqueles beeem clichê, piegas e cafoninha: de agradecer um por um, nominalmente, a todos aqueles que participaram, me acompanharam e me incentivaram. Tipo, discurso de noite premiada : D

A porcelana pintada por minha mãe (Esther), o prato que ganhei da amiga Áurea, e as rosas da Ane. Sou sortuda..

Mas não tenho coragem de fazer isso com vocês, meus queridos, e vocês me xingariam total, e com razão.

Então, só vou agradecer a T.O.D.O.S os que me provocaram a vontade de chegar até aqui com o que sei de melhor, e passar um pouco de doçura pras pessoas se aconchegarem  nesse mundo!…

Obrigada a minha família, que começou comendo há uns 275 anos, todos os inícios e erros que eu cometia nos doces desde criancinha … risos… que acompanharam minha evolução e que hoje sei que se orgulham do que estas mãos fazem, mesmo tendo guardado o diploma de psicóloga na gaveta.

Ter uma família e amigos que curtam e aplaudam o que você escolheu na vida, não importanto mais n.a.d.a, é tudo o que uma pessoa deseja. E eu tive isso. (é verdade que eles todos são os maiores beneficiados … hehe…)  

 
 
 
 

 

Minha mãe é uma artista e esse é um dos pratos do jogo inteiro que ela me pintou há anos : )

 

 

E obrigada a todos os meus amigos. Às amigas de infância, de adolescência, àqueles de muitos anos, e às recentes amizades que ainda estou descobrindo, e do carinho que recebo..

E lógico, muito, muito obrigada a todo mundo que vem aqui ler, comentar, fazer os doces, e me escrever depois contando que tudo deu certo!! Acho que devo ter iniciado algumas descrentes dos próprios talentos ; )

A coisa mais feliz pra mim, é saber que se eu me atento a detalhes nas explicações, é porque todo mundo faz – e dá certo!

Esse é o meu maior retorno, creiam.

Mais lindas hoje do que no dia que Ane me enviou :-**

Bem, vamos ao bolo, porque afinal, é um post de Aniversário, e tinha que ter um, e bem recheado.

Lembrei do Bolo de Nozes que minha avó fazia em todos os nossos Natais, e intercalei com outro, que adoro – de coco fresco.

Seja qual for seu recheio, é preciso pincelar com uma geleia de cor clara, pra “colar” a pasta americana.

Recheei com 2 tipos de recheios, e pra ficar bem com cara de festa, cobri-o com pasta americana.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Pasta americana – comprei pronta

 

 

Uma observação importante aqui: pasta americana não é a minha “praia”; não costumo usá-la, nem era a minha intenção uma decoração perfeita… fiz o que todos vocês podem fazer: decorar um bolo sem prática nem habilidade.

Tingi com corantes rosa e verde, cortei com cortadores de biscoitos, e pressionei o boleador no centro das flores. “Colei” confeitos de prata c/ glacê real

 Porque pelo menos neste caso, o que interessa é que o bolo esteja gostoso e a gente se divirta na hora de decorar. Como dizem as americanas nos programas: “-Here comes the fun part” : ))

Divirtam-se!

A receita desse bolo era a que a minha avó fazia nos nossos Natais, e não leva farinha de trigo; e sim  um pouco da de rosca. O sabor de nozes é intenso e a massa, entre o denso e o macio.

Esta semana tive duas surpresas de amigas: ganhei um lindo prato com pé (meu povo, eu sou doidinhaaaaaaaaaa por pratos com pés) da querida Áurea, que me mandou um cartão dizendo que lembrou de mim !  Então resolvi inaugurá-lo em grande estilo!

E recebi em casa para um chá improvisado e de última hora, minha amiga Ane. E qual não foi minha surpresa ao receber lindas rosas na minha porta no dia seguinte, e um delicado cartão..

Por causa destas e de outras coisas da vida, é que a gente sabe que tudo vale a pena :, )

Ao bolo então:

 

Ingredientes:

do bolo de nozes:

– 6 ovos
– 250 grs de nozes finamente moídas
(passadas no processador ou liquidificador)
– 4 colheres de sopa (colher-medida nivelada) de farinha de rosca
– 1 xícara de açúcar
– 1 colher (chá) de fermento em pó
– 1/2 colher de chá de sal

do bolo de coco:

– 1 xícara de manteiga ou margarina sem sal
– 1 xícara de açúcar
– 5 ovos
– 1 pacote de 100 grs de coco ralado (hidratado em 2/3 de xícara de água quente por 20 minutos) OU 1-1/2 xícara de chá de coco fresco ralado (eu usei o fresco)
– 1 vidro de leite de coco
– 3 xícaras de farinha de trigo peneiradas com
– 1 colher de sopa (medida/nivelada) de fermento em pó
– 2 colheres de chá de baunilha
– ½ colher (de chá) de sal

do recheio de coco:

– 2 latas de leite condensado
– 1 lata de creme de leite sem o soro
– 1 pacote de 100 grs de coco ralado, hidratado em 1/2 xícara de água quente (por 20 minutos)
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 1 colher (chá) de baunilha

do recheio de damasco:

– 4 xícaras de damascos secos
– água suficiente para hidratar os damascos
– 1 xícara de açúcar
– 1 colher (sopa) de suco de limão
– 1 colher (sopa) de casca de laranja ralada (opcional)

da calda:

– 2 xícaras de açúcar
– 1/1-2 xícaras de água
– rum ou baunilha para aromatizar

Decoração:

– 1 pacote de 500 grs de pasta americana branca, comprada pronta
– corante rosa
– corante verde
– açúcar de confeiteiro o suficiente para amassar a pasta americana

Preparo:

do bolo de nozes:

Pré-aqueça  forno a 160°

Na batedeira, coloque os ovos e o açúcar e bata por 10/12 minutos, na velocidade máxima, até formar um creme bem claro e fofo.

Acrescente (misturando à mão), a farinha de rosca, e o restante dos ingredientes (as nozes, inclusive)

Despeje em forma redonda untada, forrada com papel-manteiga, untada novamente e enfarinhada.

Leve ao forno por cerca de 50 minutos, ou até que enfiando um palito, ele saia limpo.

Espere amornar e desenforme. Reserve e só corte em camada depois de frio.

do bolo de coco:

Pré-aqueça o forno a 160°

Na batedeira coloque a manteiga e o açúcar e bata até formar um creme claro e fofo. Acrescente os ovos um a um, acrescente o coco, vá batendo, e alterne a farinha peneirada com o fermento e sal, com o leite de coco e a baunilha.

Despeje em forma redonda, untada, forrada com papel-manteiga, untada novamente e enfarinhada. Leve ao forno por aproximadamente 45 minutos, ou até enfiar um palito e sair limpo. Deixe amornar e desenforme, deixando para cortar em camadas depois de frio.

do recheio de coco:

Misture todos os ingredientes na panela e mexa até formar um creme espesso, mas antes do ponto de enrolar. Passe para um prato e deixe esfriar para aplicar no bolo.

do recheio de damascos:

Deixe os damascos de molho de um dia para outro. Leve para ferver por uns 20 minutos numa panela. Escorra o líquido, e passe no liquidificador ou processador.Volte os damascos para a panela com açúcar e o limão. Deixe o doce apurar em posto de pasta, lembrando que depois de firo ele engrossa um pouco. Reserve.

da calda:

Leve a água e o açúcar para ferver por cerca de 8 minutos. Acrescente o rum e/ou bainilha e regue as camadas do bolo enquanto bem quente.

Montagem do bolo:

Corte cada bolo ao meio.

Posicione o aro da forma do bolo no prato de servir, e dentro coloque uma camada do bolo de coco. Regue com a calda, espelhe uma parte do recheio de damasco. Por cima, uma camada do bolo de nozes, regue com a calda e um pouco do recheio de coco. Proceda da mesma forma com a outra camada do bolo de coco, e o de  nozes. Por cima do bolo todo, espalhe o restante do recheio de coco, retire o aro, e por cima e em volta do bolo todo, espalhe com uma espátula, um pouquinho do recheio de damasco, para servir de “cola” para a pasta americana.

O ideal é deixar esse bolo “descansando” em temperatura ambiente, de um dia para outro, para firmar bem.

Enquanto isso, retire do pacote, 1/3 da pasta americana, divida essa parte em 2, e em cada uma coloque umas gotinhas de corante (numa, rosa, ou vermelho – na outra, o verde). Em cada uma dessas partes adicione um pouquinho de açúcar de confeiteiro o suficiente para não grudar nas mãos. Polvilhe um pouquinho desse açúcar na bancada, e abra a pasta americana com um rolo. Recorte algumas flores e folhas de tamanhos variados. Com um boleador, aperte levemente o centro de cada flor, sobre a palma de sua mão. Deixe secando sobre uma assadeira forrada com papel alumínio até o dia seguinte. Pressione sobre cada folha, um palito para formas os “veios”, e algumas delas, deixe secando na beirada da assadeira, para ficar com a pontinha levantada.

No centro de cada flor eu coloquei um pinguinho de glacê real (clara + açúcar), e “colei” um confeito prateado. (Guarde o restante do glacê real num saquinho para “colar” no  dia seguinte, as flores no bolo)

No dia seguinte, faça a

Decoração:

– Amasse a pasta americana branca restante sobre uma superfície, acrescente um pouco de açúcar de confeiteiro e amasse mais um pouco.

Polvilhe esse açúcar na bancada e abra a pasta americana com um rolo. Abra num diâmetro suficiente para cobrir todo o bolo.

Leve a pasta aberta para cima do bolo (que estará ao lado), rapidamente, e com as mãos ajeite-a nas laterais do bolo.

Com um cortador de pizza ou uma faquinha, recorte o excesso da pasta. Faça um rolinho com as mãos (tipo uma corda) e posicione em toda a volta, entre o bolo e o prato, cobrindo a emenda.

Recorte a ponta do saquinho que vc guardou, com o glacê real, e vá “colando” as flores e folhas, aleatoriamente, sobre o bolo.

(eu usei depois de tudo, um spray rosa pink, de corante alimentício, da Wilton).

Não leve à geladeira, pois coberturas à base de açúcar – e pasta americana é uma delas), tendem a “melar” quando voltam à temperatura ambiente.

====

Dicas da Lena:

Flores, doces flores…

– Na verdade, esse foi um arranjo meio rápido, sem perfeccionismos, e uma licença poética. Porque qualquer decoração tá valendo.

Faça do jeito que preferir, com a decoração e cores que gostar.

– Se preferir, omita o recheio de damascos e faça o dobro da receita de coco, mas não esqueça de pincelar o bolo com alguma geleia de cor clara para a aderência da pasta americana.

– Eu coloquei algumas gotas de leite de coco na pasta americana.

Print Friendly, PDF & Email

Posts Relacionados

130 Comentários

  1. Henrique Brandão (@ikegalli)

    Parabéns, Lena! Tive muita sorte de conhecer uma pessoa tão maravilhosa que compartilha amizade, simpatia, beleza e doces incríveis. Serei eternamente grato pelo que você já fez por mim.

    1. Lena

      Imagine, Henrique!

      Você é querido por tanta gente, e espero você e sua irmã em breve para um chá, viu? : )
      Beijo!

  2. Tati

    Parabéns pelo blog..adoro suas receitas e sempre que as faço ficam deliciosas!

    muito sucesso e que você continue nos presenteando com essas lindas e deliciosas receitas.

    abraços açucarados!

    1. Lena

      Obrigada, Tati!! Isso é o que vale!

      Beijos igualmente açucarados procê ; )

    2. Hilma

      Amei a receita so em ler. Vou testar

  3. Elizabeth de Freitas

    Lena!!

    Que bolo maravilhoso, merecedor desse Blog idem!

    Adorei a receita toda, mas vou começar devagar…rsrs… e fazer primeiro só o de nozes, porque eu adoro!

    Que seus caminhos sejam iluminados!
    Beijos

    1. Lena

      Elizabeth,

      Isso, comece pelo de nozes …rs
      Eu sou alucinada por esse bolo. Depois me conta ; )
      Beijo

  4. Ana Afonso

    Lena, parabéns pelo 1º aniversário! Eu sou visitante assidua, acompanho pelo Google reader, e sou apaixonada pelas receitas. Muitas vezes como com os olhos!
    Ana Afonso

    1. Lena

      Oi Ana!

      Bem-vinda, muito obrigada, e é por isso que vale a pena, viu?
      Volte sempre!
      Beijos

  5. Aurea Teodoro

    Lena

    Parabéns amiga querida, seu blog é como você, delicado, generoso e verdadeiro! Fico muito feliz de poder participar dessa comemoração, vida longa para o Blog Helena Gasparetto! Viva!!!!!

    Beijos

    1. Lena

      Áurea,

      Minha amiga linda e carinhosa!
      Obrigada por tudo, querida! :-*****

  6. Manu

    eu não sei nem por onde começar os comentários!
    é tanto carinho que você consegue colocar nas palavras, nas receitas, nas fotos…que eu tô seriamente desconfiada que vc é uma fada, um anjo ou algo desse tipo!
    esse blog tem a maior sorte do mundo de ter você como autora! E nós leitores, a maior sorte do mundo de você ter a paciência, o carinho e a dedicação de dividir com a gente todas essas maravilhas!
    Tudo de melhor, e que seus posts continuem fazendo a vida de muitas e cada vez mais pessoas, bem mais doce e feliz! A minha vida simplesmente mudou muito depois que conheci o seu cantinho, você bem sabe!
    Beijos carinhoso e muito sucesso!

    1. Lena

      Manu,

      Se este Blog me trouxe resultados felizes e pessoas lindas, com certeza uma delas é você! Muito obrigada pelo incentivo sempre!!
      :-**

  7. Gabriel

    Lena,

    Parabéns por esta conquista!
    Ela teve e tem incentivadores; mas o mérito é acima de tudo, SEU!
    Com tenacidade, paciência, criatividade, dedicacão, carinho, você vem cativando seus leitores, que compartilham a alegria nos comentários que fazem!
    Esse bolo está simplesmente L I N D O !!!
    E transpirando aroma e sabor de “quero mais” sem nem tê-lo provado…

    Beijos,
    Gabriel

    1. Lena

      Obrigada, Gá :-****

      O seu e da mãe estão guardados ; )
      Beijos e vamo que vamo né?

  8. Maria

    Lena, parabéns e obrigada por este primeiro ano de blog! Ao longo dele usufruí muito de toda a sua generosidade e delicadeza.
    Desejo que este espaço continue fazendo feliz a você e àqueles que o visitam e que ele ainda lhe apresente muitas pessoas especiais.
    Um grande beijo, com carinho e admiração.

    1. Lena

      Maria,

      Essa é a oportunidade que temos de descobrir a gentileza humana.
      Como a sua, sempre : )
      Beijo e muito obrigada :-**

  9. Micheli

    Ai que dó de comer esse boloooooo! Lindo lindo lindo! Parabens mais uma vez!
    Beijos com carinho,
    Vizinhazinha

    1. Lena

      Vizinhazinhaaaaaa!!

      E vc nem sabe que o bolo de vcs tá aqui desde à tarde ; D
      Vou já entregar!
      Bjo !!

  10. Karla Maria

    Lena do céu,
    é redundância dizer que esse bolo é um pecado porque tudo que vc faz é tentador e delicioso demais.
    Parabéns pelo blog e pela pessoa generosa que você é.
    Que a sua vida seja doce e linda, sempre.
    Bj

    1. Lena

      Obrigadão, Karla!
      Porque você é presença obrigatória aqui ; D
      Beijo!

  11. Marisa Ornelas

    Amiga,
    Lindo de ver e divino de se comer!!!
    Parabéns infinitas vezes!!
    Brigaduu!
    Bjss
    Marisa a sortuda.

    1. Lena

      HAHAHAHAHAAAA!!!

      Marisa, sou sortuda também ; D
      Beijo enooorme!!

  12. Ane

    Ô, Lena. Parabéns por esse ano de blog repleto de tantas delícias.
    Bom ver e estar junto de alguém que leva a sério e desenvolve com tanto amor o seu talento.
    Dividí-lo com os outros é muita generosidade.
    Beijo, querida.

    1. Lena

      Ane,

      Muito obrigada pelo carinho, e acho que a vida só vale a pena com paixão pelo que a gente faz, e o carinho das, e pelas pessoas : )
      Beijo!!

  13. Fernanda

    Olá anjo do Senhor Deus, tão prendada!

    Parabéns pelo aniversário do blog e obrigada por compartilhar tuas receitas.
    Já tentei fazer quatro delas, mas acho que uma não ficou muito boa: a do bolo de laranja, que tinha uma calda.

    Descobri primeiro teu blog do Blogger quando estava a procura de uma receita. Logo depois, ao visitá-lo, vi que tinha mudado de endereço. Aí descobri esta maravilha que não consegui mais deixar de visitar.

    Nele dá para ver todo o teu carinho e o amor pelo que faz. Tudo é tão primoroso, com muito cuidado nos detalhes, mostrando sempre uma harmonia entre a receita pronta e a apresentação, como na escolha das louças, arranjos… Quase me esqueço de mencionar as dicas que ajuda muito quem não tem tanta experiência com doces rsrs

    Vendo tanta coisa bonita no teu blog, mesmo só olhando as fotos, já fico feliz! É muito bom quando amamos aquilo que fazemos.

    Só peço uma coisinha, estava querendo tanto uma receita de cookies? As que já tentei fazer não ficaram muito boas.

    Sucesso e muita Paz.
    Obrigada.
    Jesus a abençoe.

    1. Lena

      Oi Fernanda,

      Só posso te agradecer por tanta gentileza!
      Amém, e sigamos em frente.
      Desanima não, às vezes algo pode não sair tão bom numa receita quanto gostaríamos, mas na segunda vez tudo se acerta ; )
      Estou louca pra postar uns cookies, sim, e é capaz de ser uma das próximas. Aguarde!
      Beijos

  14. Fabiana Munhoz

    Lena querida, fiquei emocionada com seu post. Vc é a delicadeza em pessoa. Sua delicadeza é passada para seus quitutes… Sempre que vejo uma foto de suas belezuras fico encantada, apaixonada.. Vc consegui transmitir todo seu carinho para seus doces e isso é um talento só seu. Vc faz com a alma, com todo seu amor. Vc consegui encantar a todos, parabéns.
    Um enorme beijo e muitooooo Sucesso.
    Fabi

    1. Lena

      Fabi,

      Você é um doce, e tenho a certeza que os que você faz lhe trarão ainda muito sucesso e coisas maravilhosas na sua vida!!
      Obrigada também pelos comentários e troca de carinho, viu?
      Beijo

  15. Temperaria

    Oi Helena, parabéns pelo aniversário, seu blog realmente é maravilhoso, uma delícia de comer com os olhos! Esse bolo está divino, as fotos idem, parabéns! E que venham muitos anos e receitas maravilhosas pela frente!
    Beijos, Vivian

    1. Lena

      Vivian,

      Obrigadão, e adoro o nome do seu blog!
      Aquele arroz c/lentilhas e cebolas me faz esquecer que já jantei ; )
      Beijo

  16. Noêmia

    Olá!

    Eu sou a Noêmia do grupo “Blogs de Gastronomia” do Facebook, e passei para conhecer o seu blog!

    Lindo bolo!

    Um abraço,

    1. Lena

      Oi Noêmia!

      Bem-vinda, e este cantinho é o nosso tempinho de paz e coisas boas, venha sempre!
      Beijo e obrigada

  17. Guloso e Saudável

    Lena parabéns, é impossível não ser repetitivo, o bolo ficou maravilhoso, as fotos transmitiram-nos a beleza, quase o aroma e paladar dessa obra de arte.
    Dá-nos muito prazer visitar seu blog.

    1. Lena

      Vânia,

      Jamais é repetitivo para mim, ler o que alguém achou do que faço, com palavras tão bonitas!
      Muito obrigada, e a casa é nossa viu?
      Beijo

  18. Rafaela

    Helena,

    No meio de tantos blogs de culinária, o que para mim, torna o seu tão especial, é ver tanta alma, nele.

    Mais até do que suas receitas maravilhosas, suas palavras e reflexões sobre o ato de cozinhar, sempre me fazem refletir.

    É muito mais do que acompanhar boas receitas. É sempre lembrar que cozinhar tem um aspecto espiritual, de nos levar à comunhão com o que há de melhor. E agradecer por isso.

    E agradecer a você por compartilhar isso com tanta generosidade.

    E que me perdoem todos que fazem discursos para reduzir o açúcar, mas doces são fundamentais =P

    Um beijo!

    1. Lena

      Ô Rafaela…

      Eu abri um sorrisão agora lendo suas palavras tão delicadas e profundas..
      É exatamente o que penso e sinto, e fico tão feliz que eu consiga passar essa energia!
      O aspecto espiritual da cozinha é porque, principalmente os doces, estão muito além e acima das necessidades humanas básicas..
      é um alimento da alma : ))
      Beijo!

  19. Ciça

    Parabéns, Lena!
    Vc realmente alegra nossos dias com essas receitas maravilhosas.
    Espero que esse seja o primeiro aniversário de muitos!
    Uma pergunta: onde se compra pasta americana pronta? Alguma sugestão de marca?
    Obrigada!
    Um beijo.

    1. Lena

      Oi Ciça,

      Tomara sim, seja o primeiro de muitos, e obrigada!
      Qualquer loja de artigos para confeitaria, alguns atacados de balas e doces e supermercados mais finos tb vendem.
      Eu usei a marca Mix, mas existem outras.
      Beijos

  20. Nique

    Ei, Lena !!! Que espetáculo é isso aqui, vc é mto generosa e explica as receitas como ninguém. Sou mto grata a vc pelos incentivos e por inspirar tb! Felicidades para vc sempre!!! Que Deus te abençoe e realize seus sonhos e projetos!

    1. Lena

      Oi Nique!

      Você já me escreveu palavras bacanésimas, e eu agradeço porque o incentivo e energia boa que vem daí, são priceless ; )
      Muito obrigada!
      Beijo

  21. Cinara

    Lena,

    Que bom que você teve incentivadores para começar o blog. Sem eles eu não teria tido a oportunidade de conhecer um blog e uma pessoa tão maravilhosa, disposta a doar aos seus leitores sua sabedoria e sua doçura.
    Sou sua fã desde o começo. Me sinto presenteada a cada nova receita, cheia de carinho, detalhes e sabores.
    Ainda que não tenha conseguido fazer todas as receitas que tenho vontade, posso dizer que os meus dias ficaram mais doces com elas.
    Quando vejo que tem tópico novo, corro aqui no blog para conferir.
    Parabéns por esse primeiro ano e que venham muitos outros aniversários! Você merece.
    Bjs

    1. Lena

      Que lindas palavras, Cinara!

      Você é sempre bem-vinda, e essa energia que recebo é aquela que reflete nos meus posts !
      É muito bom saber que tem gente bacana como você, viu?
      Beijo e obrigada!

  22. andrea

    Maravilhoso o bolo Lena!! Valeu a espera! Parabéns e muitos anos de vida para o blog!!!
    bjs

    1. Lena

      Andrea,

      Obrigada, e teremos ainda muitos posts pra comemorar!
      Beijo

  23. Cozinha Perfumada

    Lena, Parabéns pelo 01 ano de vida do blog !! Você sempre tão doce e meiga só poderia fazer docinhos maravilhosos mesmo! 🙂 Que você tenha sempre muito sucesso, paz, alegrias e sorte em sua vida!! Nós, leitores e amigos, sentimos o carinho que você deposita em cada receitinha e post que é colocado aqui! Seu bolo ficou lindo, assim como você!! Felicidades sempre!!
    Sua mãe é uma artista também, pintou super bem o jogo de pratos, minha avó que adora fazer essa coisas também !! Beijos grandes pra vc !! Tereza

    1. Lena

      Tereza!!

      Obrigadíssima, minha linda, e muito bom saber que sua avó também pintava!
      Arte é tão bom, e mesmo que nós não façamos igual, poder comtemplar desde criança algum tipo de arte na familia, nos faz pessoas com um olhar mais belo sobre as coisas!
      Você sempre tem um carinho especial para dar a todos, e é o que te torna mais querida também : )
      Tenha um belo caminho pela frente com tudo que fizer!
      Beijo

  24. Luciana Betenson

    Lena, parabéns pelo um ano de blog. E estes bolos! Não sei se me aventuro a fazer um bolo assim tão trabalhoso, mas esta receita de bolo de nozes é a minha preferida. E o de coco então? Hummm…. foram ambos pra lista de bolos a fazer. Hoje estou fazendo um bolo de bem casado. Daqueles difíceis e trabalhosos, vamos acompanhar rsrs… Um beijo,

    1. Lena

      Obrigada, Lu!

      Olha, o de nozes é meu xodó, porque todos os Natais minha avó fazia, e recheava com ambrosia!
      Mas a verdade é que ele tem um sabor pungente de nozes, fica beem úmido, e se vc fizer ele purinho, já é um manjar dos deuses!
      O de coco eu faço sempre, de cabeça, porque adoro coco fresco!
      Beijo

  25. Mari Campos

    Lenoca, só consegui entrar no blog agora, mas também deixo aqui meus MUITOS PARABÉNS, assim em letras maiúsculas mesmo, desejando que esse blog delicioso continue firme e forte completando 2, 3, 4, 5, trocentos anos, trazendo todo dia não só essas belezuras de fotos que fazem a gente salivar mas também todas as suas dicas preciosas que, sem dúvida, nos fazem cozinhar muito melhor no final das contas. Vida longa a vc, seus quitutes e ao blog 😉

    1. Lena

      Mari querida,

      O que dizer? Obrigada demais, e vamos em frente para fazer e postar a doçura que a vida pode ter não é? ; )
      Beijo!

  26. Gisele Veiga

    Sou uma admiradora e, por que não dizer, entusiasta do seu Blog. Posso dizer que você tem extrema responsabilidade por meu encanto em tentar fazer bolos e doces. Aprendi a amar esse trabalho (sim, e como dá trabalho!). Adoro essa viagem de separar os ingredientes, ligar o forno, cruzar os dedos, fazer uma oração para que tudo dê certo e … Bagunçar toda a cozinha, rsrs.
    Não tenho nenhuma intenção de me tornar profissional, porém, descobri que a cada doce que faço recebo sorrisos lindos, cheios de amor e admiração de minha “equipe” , rsrs, que coopera limpando toda a bagunça da cozinha.
    Há muito de você nessa coragem que adquiri de, ao ler uma receita, acreditar que ela pode dar certo em minhas mãos. Desde sua coluna no outro site, desde meu primeiro Pavê de Cupuaçu.
    Aprendo tanto com suas fotos detalhadas, dicas, truques e magias que consigo me sentir capaz de reproduzir pratos inicialmente impossíveis prá mim.
    Por isso tudo e pelo carinho e amizade inabaláveis que sinto por você, PARABÉNS, Lena! Por esse trabalho lindo que ajuda e encoraja tantas pessoas a descobrirem seus talentos. Sabemos que temos nossas missões nessa nossa passagem. Talvez a sua seja esta.
    Obrigada por tudo, minha amiga CHIQUETÉSIMA!!

    Bjs

    Gi

    1. Lena

      Gi !!!!!!

      Como eu esqueceria seu carinhoso post sobre o Pavê de Cupuaçú ?? No way…
      E preciso te dizer, em público, que você foi a primeira leitora/seguidora, que impulsionou essa minha “trava” de sociabilidade que eu tinha bem menos, com as pessoas.
      Você me conquistou no TW, desde o dia do ~~oi chique ~~ que vc me pediu, lembra?
      Ahh… nem faz tanto tempo assim, mas parece secular não é? Tantas coisas mudaram em nossas vidas.
      Mas ficou o principal entre nós: o carinho e a admiração mútuos.
      Só falta o convite oficial do café, que tô esperando até hj e vc não cria coragem ; )
      Beijo grande, e muito, muito obrigada por TUDO!

  27. Polyana

    Parabéns, Lena! Você e seu blog merecem todo esse sucesso! 🙂 Que Deus te abençoe cada dia mais, para que você continue sendo essa pessoa tão gentil e carinhosa. 🙂 Agradecemos pelas tantas receitas maravilhosas, que dão água na boca. Muitos e muitos anos de blog, de sucesso e de felicidades 🙂
    Bjo

    1. Lena

      Amém, Polyana!!

      Eu preciso agradecer sua presença, e essa energia tão boa que me move e comove :-**
      Beijo

  28. Daniela

    Minha querida Lena, parabéns e muitos anos de vida para o blog. Estou muito feliz por conviver com você que é uma das pessoas mais gentis que eu conheço e que sempre me dá tanto carinho.
    Estou particularmente feliz porque sei como foi que esse blog nasceu e lhe desejo tudo , tudo de melhor nesta vida.
    Um beijo imenso,
    Dani.

    1. Lena

      Dani,

      E meus olhos marejaram…

      Beijo e brigada
      :-***

  29. Faby

    O que dizer diante de um post desse gabarito? Dizer que vc é uma pessoa tão doce quanto os quitutes que perpara? Que tem mãos de fada (a fada da glicose, como eu gosto de te chamar)? Que tua generosidade fica sempre estampada em cada post minucioso que publica? Que esse bolo me fez babar litros e que, por isso, vc me deve um teclado novo? Que só vc faz uma pessoa tão avessa aos doces como eu salivar diante de suas criações acuçaradas? Dizer que eu sinto um enorme prazer de ter feito parte dessa galera que te incentivou a criar a blog? E que desejo a ele uma vida muito longa e cheia de sucessos?

    Bom, eu poderia dizer tudo isso, mas vou me ater a uma pergunta só? cadê meu pedaço desse bolo, Dona Helena Gasparetto? ;))))))

    E a pergunta final (já que esse é um comment só de perguntas basicamente…rs): onde está o TEU LIVRO? Vou lançar já a campanha #porumlivrodehelenagasparettoNOW!

    🙂

    Beijo, flor.
    Faby

    1. Lena

      Fabyyyyyyyyyzitaaaaaaaaa !!!!

      Tem uma fatia aqui procê, ou vc ACHA que eu iria esquecer ? :-***
      Nem tenho palavras pra te agradecer tanto tanto… por tudo que és, por tudo que fizeste.
      E acima de tudo, sou feliz porque aqui tens uma AMIGA!

      Quanto ao livro, está assando, assando ; ))
      Beijo!!

  30. Luciana Bordallo Misura

    Parabens pelo aniversario do blog Lena, pra mim voce e a rainha dos doces, principalmente dos bolos e chocolates 🙂 Muitos beijos!

    1. Lena

      Obrigada, Lu!!

      E em breve um outro rebento seu poderá provar um chocolatinho meu, né?
      ; )))
      Beijo

  31. Juliana de Lima

    Parabéns,
    O seu blog é um achado, é tudo de B.O.M.
    Vc é realmente muito generosa em passar suas receitas, pois vc não passa somente, vc empresta sua alma, imprimi sua marca em todas as receitas que vc faz e em todas as suas publicações.
    Que vc continue a nos alegrar com suas façanhas na cozinha, mas que também vc continue se realizando através dela. Um grande abraço.
    Antes que me esqueça, a hidratação do coco (referente a parte do bolo) é feita também com água quente?)

    P.S – Vou pedir para que vc me adicione no face.

    1. Lena

      Juliana,

      Super obrigada!
      Que coisa linda de se ler, isso me toca muito..
      Continuarei sim – continuaremos ; )
      Opa, me procura do face, é pra já. E melhor hidradar o coco tb c/ água quente, pq hidrata + rápido.
      Beijos

  32. Cris Rangel

    Lena, querida, vc está de parabéns – pelo trabalho, pelo blog, por esse seu otimismo contagiante.

    Vc sabe que passo aqui diariamente pra pegar umas receitas e testar depois (hehehehe). E, devo dizer, que tudo o que vi aqui é simplesmente maravilhoso e feito com o ingrediente que move a vida: amor. Vc trabalha com amor, cozinha com amor, e é justamente por isso que o resultado é magnífico.
    Parabéns, mais uma vez. Muitos anos de vida feliz – e doce! – ao blog e, claro, a vc!

    E, tô te esperando em Curitiba, hein?

    Beijos.

    Cris

    1. Lena

      Cris!!!

      Bem-vinda ao Blog!!
      Essa curitibana que me conquistou, e brevemente nos conheceremos :-**
      Você já me mostrou fotos das suas sobremesas, e da qual super me orgulhei!!
      O seu cheesecake estava belíssimo, e fico toda prosa quando vc diz que vai comprar os ingredientes e fazer!
      Obrigada, Cris, grande beijo

  33. Cuecas na Cozinha

    Um ano! O tempo passa né? As coisas mudam, as dificuldades são superadas. É, a vida dá voltas!

    Mas nessas voltas e reviravoltas da vida é que a gente se encontra e então descobrimos que a danada da vida, vale à pena ser vivida.

    Yes, we can. Nós podemos tudo!

    A cada doce seu, que me faz babar no teclado, vejo sua dedicação, sua paixão, seu carinho pelo que faz.

    E é tudo isso somado que se traduz no sucesso!

    Parabéns

    bjs
    Ale

    1. Lena

      Ale!!

      Sábias palavras, meu amigo…
      O importante é que o que importa permaneça ; )
      Nossa vontade, nossas amizades verdadeiras.
      Muito obrigada, e beijo grande em vc e na Cris :-***

  34. Ana Luiza

    Oi Lena!
     
    Sempre venho aqui, participo pouco ou nadinha mesmo…
    Mas menina, como é bom ter o seu blog! Muito obrigada! Acho você tão doce, sem trocadilhos!!!
    São muito especiais e lindos estes seus trabalhos culinários, imagino a energia boa que você coloca neles! Voce nao vai acreditar, mas ia te escrever pedindo alguma receita de bolo de nozes…
    Gosto muito de cozinhar e acredito que é um ato de amor, doces entao, deve ser um nível de amor até mais evoluido!!! Sinto daqui as suas boas vibraçoes!!!
    Desejo que este sucesso continue sempre!
    Isso de blog é curioso, passa a fazer parte da vida alheia, mesmo sem nos conhecermos! Outro dia pesquisando umas bugigangas de cozinha e vendo os seus biscoitos decorados, vi uns cortadores diferentes. Na hora pensei: Será que a Lena tem destes? Olhe só a intimidade, rs?! Sempre que viajo procuro estas lojas de utensiios de cozinha. Te sigo no twitter tb!
    Ah, te conheci através do antigo RL da Faby.
    um grande Beijo.
     
    Ana Luiza

    1. Lena

      Ana Luiza,

      Bem-vinda!!

      A Faby é uma querida, e tudo mesmo começou lá atras, com o Rainhas : D
      Pois eu adoouuro esse cunversê de comadres no blog, porque é disso que a vida é feita, não é?..
      Ou você acha que fiquei amiga da Faby, por exemplo, como? : )
      Esse bolo de nozes é meu xodó, porque é divino, com sabor extremo de nozes, e porque era o que minha avó fazia!
      Eu sugiro que você dobre a receita, aumente o tempo de assar para + de 1 hora, mas vá enfiando o palito começando pelas beiradas, pra ser quando está assado.
      Vale a pena! (pode usar pecãs tb, que são bem docinhas. Adoro!)
      Beijo e volte sempre

  35. Lilde

    Todas as suas receitas que já testei ficaram maravilhosas. E este bolo então, de encher os olhos, dá pra sentir o carinho em cada foto. Parabéns e obrigada por me atender com tanta gentileza todas as vezes que te escrevi.

    1. Lena

      Lilde,

      Obrigada pelo carinho, e gentileza gera gentileza né? : )
      Você sempre tem palavras de incentivo!
      Beijo

  36. Marisa Foureaux

    Parabéns, Fada Doceira! Continuo deslumbrada pelo seu blog. Que ele perdure o tempo da eternidade pois geração após geração merece se deliciar nesse conto de fadas. Você é estupenda no que faz! |Mais uma vez beijo suas mãos. Tenho que fazer esse bolo ou morrerei se não fizer.
    Grande Lena, Deus te abençoe muito!
    Bjs
    Marisa

    1. Lena

      Ô Marisa, Amém !!

      Minhas mãos consideram-se beijadas… risos…
      Faça sim, faça em 2 dias seguidos, com calma, vale a pena o trabalhinho!!
      Muito obrigada viu?
      Beijos

  37. Cam Seslaf

    Parabéns, querida! Que você nos presenteie com muitos outros anos de tortura. 😉

    1. Lena

      Hahahaha!! Obrigada, Cam querida!!
      Torturarei-vos, hehe
      Beijo

  38. Mariana Panaro

    Oi Helena!

    Parabéns pelo aniversário do blog! Só temos que agradecer pelas receitas fantásticas que enchem os olhos e o paladar! obrigada por compartilhar conosco!!
    beijinho!

    1. Lena

      Oi Mariana!

      Obrigada, essa energia é recíproca e nós nos completamos ; )
      Beijo

  39. Rosângela Rodrigues

    Lena,

    Um dia navegando por sites de receitas, achei o seu, para minha felicidade, depois disto não consigo mais ficar um dia sem te visitar, Vicio!!!!!!
    mas um vicio bom que só tem acrescentado coisas boas em minha vida, aprendizado puro, receitas que imaginava nunca conseguir fazer, como por exemplo “rocambole” que depois do passo a passo ensinado por uma “mestre” tão maravilhosa como você, consegui fazer tão bem recebendo elogios de todos da familia e convidados.
    Obrigada por você existir, parabéns pela delizadeza, paciência e competência, receba meu abraço e meu beijo de carinho e gratidão, e que este seja apenas o 1º de muitos anos cheios de coisas boas que com certeza virão. e lembre-se;

    Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.
    “Antoine de Saint-Exupéry” (O pequeno príncipe)

    Rosângela Rodrigues

    1. Lena

      Ahhh… Rosângela, que lindo…

      Fico tããão feliz em saber que posso transmitir coisas boas e doces, e mais ainda, que você agora faz uma sobremesa para os seus queridos.
      A sensação que ficamos é boa demais né?
      Vocês também me cativaram, e muito :-**
      Beijos

  40. Lylia

    Lena querida,
    Seu post me emocionou.Gosto tanto do seu jeito, das suas receitas, que quando quero fazer um bolo sem medo de errar, venho aqui.
    Os seus bolos já se tornaram referência para mim.
    Ainda bem que lhe incentivaram a fazer esse blog,pois assim ganhamos em lhe conhecer e conhecer suas receitas.
    Parabéns e muitos anos de vida para o blog.
    Bj,
    Lylia

    1. Lena

      Lylia,

      Emocionada estou eu ao ler tantos comentários lindos e sinceros..
      As pessoas percebem, sim, quando a coisa vem da alma, e como fico feliz com isso!
      Se um dia tiver dúvidas, pode me escrever, que se puder, ajudarei : )
      Beijo

  41. Café & Conversa

    Querida Lena,

    Temos orgulho de fazer parte do seu fã clube : )

    Parabéns pelo primeiro ano de muitos e obrigado por encher nossas vidas com tantas guloseimas deliciosas : )

    Abraço grande da Redação do Café & Conversa

    1. Lena

      O Café & Conversa faz super parte da minha vida, porque seus donos são gente boa demais ; )
      Beijo grande!!

  42. Giovani

    Parabéns, amiga! Eu também só tenho motivos para comemorar, por ter conhecido uma pessoa tão maravilhosa, pouco antes do lançamento do Blog. Super feliz por acompanhar sua produção. Beijo, Gigio

    1. Lena

      Gigio!!!!!!

      Eu sou muito feliz em ter um amigo como você, e obrigada por acompanhar!
      Beijo grande

  43. Marina Maria

    Oi Lena,

    Acho que tudo já foi dito. Mas não gostaria de deixar de te agradecer pelo seu blog. O meu ainda está engatinhando e com certeza só se move porque existem faróis que me guiam nesse mundão de blogs da internet. O seu com certeza é um deles, dos mais brilhantes.

    Que venham outros muitos muitos muitos anos!

    Beijoca!

    1. Lena

      Marina,

      Muito obrigada!!
      Cada palavra nova é um respiro novo pra mim, creia!
      O meu blog também tá começando a andar..
      Mas desejo ao você tudo de bom e maior do que vc gentilmente me deseja : )
      Beijo

  44. Tatu

    Parabéns Lena querida!
    Que venham muito mais anos e vitórias para o blog!
    Beijocas mui doces.
    Tatu

    1. Lena

      Tatuzita!!

      Obrigada, querida!

      Você é uma daquelas que guardo bem fechadinha aqui, vc sabe :-***
      Beijo grande!

  45. Valnise

    Lena querida, estou com o Gustavo do meu lado imaginando esta delicia de bolo que esta bem estilo Lena que ja conhecemos parabens, mas o nosso ja se vao bodas de diamante que e o tempo que nos comemoramos as suas delicias culinarias e logico a nossa linda amizade que deve ser de muitas vidas pra quem acredita,nao mesmo? o nosso blog de diamante sera festejado em grande estilo assim que pudermos .

    Mil beijos,

    Valnise

    1. Lena

      Val !!!!!!!!!!

      QUe felicidade maior do mundo ter vc aqui!!!!!!
      Vamos ter um bolo cheio de camadas deliciosas, à sua escolha, muito em breve, reunindo as familias, pra comemorarmos nossa eternidade de amizade, e acima de TUDO, sua completa recuperação! :-****

      Com muito amor pra você, Gugu, Cacá e Lulu ♥

  46. Gustavo

    Parabéns pelo blog, Lena. Seus doces são sempre muito bonitos e apetitosos…vc é uma artista na cozinha

    beijos

    1. Lena

      Gugu!!

      Obrigada, querido!
      Fico muito feliz lendo seu comentário!
      Você que come meus doces desde que nasceu, né? ; )
      Beijo

  47. Ive Luciana Resende

    Lena,

    Passei batido e trago meus parabéns atrasado do blog!!!! É sempre uma delícia passar aqui e ver a sua arte em forma de doces variados. Gostaria de poder experimentar todos os doces do mundo, mas infelizmente tenho que me controlar, rs. Mesmo me controlando, o seu blog é fonte de inspiração no quesito DOCES.

    Também tinha vontade de ter um food blog, pois adoro cozinhar. Mas já tem tantos e já vejo diariamente não sei quantos e isto já me rende tantas receitas maravilhosas que creio que não consigo testar nem 30% delas, kkkkkkkkk. Quem sabe um dia, rs. Parabéns pela sua coragem de ter colocado um no ar. Com certeza ele não é MAIS UM, é referência.

    Beijos e sucesso.

    1. Lena

      Ive,

      Estou lisonjeada!
      Eu costumo dizer que se eu viver umas 5 vidas ainda não conseguirei testar todas as receitas pretendidas só desta vida.. risos.
      E tb tenho q me controlar ..
      Muito obrigada por vir sempre aqui, mas se vc tem vontade de montar seu blog, não se importe se já há outros; há leitores para todos, viu? E no mais, faça por diversão e prazer próprio.
      Enfim, seja sempre bem-vinda e vc não tá atrasada, pq postei ontem, e menos ainda pq pra mim, receber cumprimentos é uma alegria permanente! ; )
      Beijos

  48. ALVELINA FONTES

    Lena querida, parabens seu blog é maravilhoso e supriendente, perdi a conta de quantas vezes fiquei de agua na boca, esse bolo de aniversario entao, é enloquecedorrrrrrrrrrr

    O tempo é algo precioso e voce gasta parte do seu dedicando-se em distrubuir informaçoes preciosas a todos nós. Voce é um exemplo para este mundo. OBRIGADA OBRIGADA OBRIGADA

    1. Lena

      Alvelina!!

      Que delícia ler palavras tão sinceras e amorosas, porque sei que vindo de você só pode ser assim : )
      Verdade, eu gasto parte dos meus dias fazendo isso mas tb aprendo muito com minhas próprias experiências e tenho certeza que nada disso é em vão!
      Se existem pessoas como você e todas estas que me deixaram mensagens, é uma troca gostosa e todo mundo sai feliz..
      Você tb está de parabéns por todos os quitutes caprichados que tem feito ; )
      Bem-vinda sempre!
      Beijo

  49. Liliane Serodio

    PARABENS!!!! Lembro exatamente o dia em que conheci o seu blo, vi aqui na tela o Doce de Abobora da Vovó e não teve jeito, no mesmo dia copiei a receitinha e fiz,, e deu muito certo. Desde então, senti que podia confiar nas suas receitas e testa-las. Também sou uma amante dos doces,, todos eles, de todas as maneiras, então, imagina como eu amooo o seu blog.
    Aproveito para agradecer o seu carinho de dividir suas receitas e seu segredinhos com pessoas que voce nem conhece.
    Muito obrigada por nos dar um pouco desse seu amor!
    Bjos e que venham muitos outros anos….

    1. Lena

      Liliane,

      Que carinho o seu…

      Obrigada mesmo, e sei que vc volta e meia vem me deixar recadinhos, me deixando muito feliz!
      Confiável é tudo o que pretendo ser, pois ninguém merece comprar ingredientes, ter trabalho, fazer e não dar certo né? : ))
      Beijão

  50. Luciana Sathler

    Lena!!!

    Meus parabéns pelo blog!!
    Se eu morasse aí em SP eu ía ser uma baleia pq ía querer todos esses seus doces! 😛

    Beijos!

    1. Lena

      Lulu!!

      Feliz por ter vc auqi, viu?

      Você JAMAIS seria uma baleia, ainda que eu te entupisse de doces, hahaaa!!
      Beijão

  51. Karen Barbosa

    Oi Lena , parabéns pelo aniversário do blog. Desejo muito mais sucesso.

    Adorei a receita do bolo, mas que cobertura você indica se eu não quiser usar a pasta americana? Que cobertura combina com os recheios que você usou?

    bjoooos

    1. Lena

      Karen

      Obrigada!
      Você pode fazer marshmallow, chantilly, uma ganache escura ou de chocolate branco, ou ainda fazer mais recheio de coco e cobrir. Enfeite com metades de nozes!
      Beijos

  52. Kate Luna

    Lena lindaaaaa, ainda tem um pedacinho de bolo pra mim dessa comemoração? Cheguei um pouquinho atrasada, mas cheia de amor pra te dá claro, depois de tanta demonstração sua de amor por nós,pobres mortais da nossa linda mãos de fada … Que Deus abençoe vc cada dia mais e que tenhamos muitos e muitos anos pra comemorar desse blog q é uma delícia…agradecer também a Faby,que sempre carinhosamente mensionava você no Rainhas e foi lá q conheci vc …estaremos sempre juntinhas(os) de vc aqui viu.
    Beijo enorme pra vc

    1. Lena

      Kate!!

      Absolutamente em tempo sempre, para recebermos palavras amigas e energias boas ; )
      Você é presença constante, e só tenho a te agradecer!
      Viva a Faby, pois com ela tudo começou… e as coisas continuaram porque esse era o caminho!
      Beijo e até as próximas

  53. Camila a CACA

    LEna querida,
    Parabens e pouco para os seus talentosos brilhos em tudo que faz,beijos e cntinue alegrando os seus adimiradores com essa riqueza de conhecimentos que colore a vida de muita gente. Beijos e muitos abracos
    Camila

    1. Lena

      Cacá!!!

      Obrigada, querida, porque embora eu tenha te visto crescer brincando de empilhar chocolates em vez de comê-los, acho que introduzi um pouco de “sweet tooth” em você ; )
      Beijinho!!

  54. Fabiana

    Oi!
    Antes de mais, seu blog é o melhor em doces! Pelas receitas e pelos textos que as acompanham!
    Já fiz seus doces de banana, de abóbora…
    Obrigada!

    P.S.: Deu água na boca imaginar um espaço seu para os salgados!!!!

    1. Lena

      Fabiana.

      Bem-vinda, e obrigada por já ter feito algumas de minhas receitas!
      Muitas mais ainda por vir ; )
      Beijo

  55. Teresa Newman

    cheguei em festa! parabens pelo seu blog, lindo e apetitoso.

    1. Lena

      Bem-vinda Teresa!!!!

      Beijos e obrigadão

  56. Gina

    Olá, Helena.
    Vim do forum de gastronomia conhecer seu blog.
    Parabéns pelo 1° aniversário e pelo visto teremos muitos a comemorar. Não faltam inspiração, doces e bolos como esse!
    As fotos e detalhes estão lindos.
    Bjs.

    1. Lena

      Gina,

      Bem-vinda, e que nos inspiremos todos juntos : )
      Beijos e obrigada!

  57. Carol

    Lena, cheguei até você tempos atrás através de uma outra pessoa incrível que tive o prazer de encontrar no mundo virtual, a Faby, que deve ser das pessoas mais generosas que conheço, assim como você, que perde (ou seria ganha?) seu tempo precioso montando posts tão carinhosos e enchendo o mundo (virtual e real) de carinho através de seus doces.

    Parabéns! Que seu blog permaneça lindo e açucarado por muitos e muitos anos. E obrigada à Faby, que me deu a chance de conhecê-la.

    Beijos

    1. Lena

      Carol

      Quando leio um comentario tão sensivel assim, e ainda mencionando a Fabyzita, só consigo pensar que somos tidos ajudantes uns dos outros…

      Muito muito obrigada, e seja sempre bem-vinda aqui viu?

      Beijo!

  58. Alhos, Passas e Maçãs

    Lena,
    parabéns!

    Meio unplugged nos últimos tempos, cheguei atrasado à festa, mas ainda a aproveitarei…

    Muitas décadas de vida para o blog, referência e prazer constantes.

    Muito beijos!

    1. Lena

      Querido Alhos,

      Você é sempre pontual e imprescindível..
      Os ponteiros do relógio não significam nada!
      Obrigada pelo carinho, beijos

  59. Juliana

    Lena, querida! Não sabia que passou o aniversário do seu blog! Parabéns por um aninho repleto de delícias, só fazendo a vida das pessoas mais doce… Agora, o que é esse bolo?!! Pronto, me bateu um desejo incontrolável de grávida agora… E olha que nessa gestação não estou nem ligando para doces, acredita? Rsrs! Bjks de toda a nossa família pra você! 😀

    1. Lena

      Ju querida!

      Felicidade sempre saber de você : )
      Obrigadíssima, e apesar de defender os doces, não ter vontade de comê-los é uma boa coisa : /
      Em breve irei ao Rio e nos encontraremos pra papear ; )
      Beijo!

  60. Carol

    Olá, Lena! Adoro seu blog. Suas receitas são incríveis. Fiz este bolo no final de semana. Só fiquei com uma dúvida: em que momento entra o coco ralado na massa do bolo? Acrescentei no final, mas achei que a massa ficou um pouco pesada, tipo um bombocado… é assim mesmo?
    Bjs

    1. Lena

      Oi, Carol, o coco entra antes da farinha de trigo.
      E eu costumo processar o coco pra ficar bem moidinho antes. Tanto o senso quanto o fresco.
      Pela quantidade de coco, não é um bolo levinho não, assim como o de nozes. Mas nunca esqueça de usar medidas-padrão, tá?
      🙂
      Beijo

  61. Tais

    Lena,

    O bolo é maravilhoso!!! não gosto de damasco e já estava tramando na minha cabeça como tirar esse recheio.. eis que chego na suas dicas e você fala em dobrar a receita de coco! Simples e perfeito 😀

    Mas eu não queria fazer a cobertura de pasta americana! O que me sugeri de alternativa??

    Minha sogra faz um bolo de nozes e cobre como cobertura de doce de leite caseiro.. fica uma delícia!! Será que combina com o nozes e com o coco?

    bjs e parabéns

    1. Lena

      Táis,

      Se combina? É perfeito!!
      Beijo

  62. Janete

    Olá Lena!!!
    Aprendi a gostar de damasco com a sua receita de bolo de peras e morango que é pura e simplesmente maravilhoso! Você teria alguma sugestão para eu manter toda essa receita do jeitinho que está, inclusive com o damasco, mas não usar a pasta americana para cobrir?
    Obrigada pelas dicas e receitas excelentes que compartilha com a gente!!
    bjs

    1. Lena

      Janete,

      Pode cobrir com marshmallow, buttercream, chantilly, ganache
      Todas essas coberturas estao em posts de bolos e/ou cupcakes aqui
      Beijos

  63. raquel

    ola lena, tudo bem? adorei sua receita de bolo e aprendi mais um recheio e posso dizer que e um recheio sofisticado. gostaria que voce me disesse como e que eu faço para que os meus bolos fiquem certinhos, sem crescer so de um lado, pois na hora de confeitar da um trabalho enorme para concertar. faço bolos aqui pra casa, mas o que aprendi foi olhando nas revista e o meu maior sonho e aperfeiçoar este dom que eu sei que tenho. beijos e obrigado pelas dicas preciosas.

    1. Lena

      Raquel.

      Bolos que crescem mais de um lado é porque os fornos caseiros esquentam mais em alguns pontos do q em outros.
      Experimente girar a forma e mantê-la na grade central do seu forno. Gire a forma depois de uns 2o minutos de assado.
      Repare tbem se a grade não está levemente inclinada para algum lado.
      E por último, apare com a faca a superfície para torná-la reta.
      É isso.
      Beijos e boa sorte.

  64. Hoje é dia de festa – O Simples Assim comemora os 200 seguidores | Só Simples Assim

    […] que nos surpreendem pelo sabor e pela apresentação.Por sinal, na última quarta ela fez uma postagem linda sobre um ano do blog.Pura emoção! Na verdade a receita original era de um bolinho de […]

  65. Mayara

    Que legal, estou amando conhecer o blog.

    1. helenagasparetto

      Bem vinda Mayara!!! O blog é nosso!
      Beijo

Deixe um comentário

*

Campos obrigatórios marcados *