A primeira vez que fiz esse bolo eu tinha meus 20 e poucos anos e queria fazer uma receita inusitada pra levar à casa da praia em Salinas (Salinópolis), litoral do Pará. Os hóspedes e amigos sempre eram esperados (como são até hoje, aqui em casa) com algo doce… Nem lembro onde li ou vi esta receita, mas sei que o bolo ficou ótimo, e eu penso que o gás que o refrigerante contém, confere leveza à massa. A verdade é que pensei nele ontem, porque não gosto de coca-cola (compro só para as visitas) e deparei-me com um último exemplar dela na geladeira… como não iria bebê-la, lembrei que havia uma receita no meu caderno de receitas de capa bordada à mão, o meu preferido à época. 

Bolos de chocolate existem centenas. Eu mesma  nem sei quantos diferentes já assei. Mas essa massa é macia, úmida, levemente aerada, e uma delícia pra comer até sem recheio.

E, como fazer  doces não tem tanta graça se não dividirmos com os queridos, eu levei um pedaço pra minha amiga Suzanne, num encontro com ela domingo passado. Adorou… ela foi a primeira amiga que há mais de 20 anos, provou este bolo na casa da praia. E quis o destino que  ela se mudasse recentemente pra São Paulo. Agora temos o presente e passado pra papear sobre muitos pedaços de doces que ainda virão!

Da próxima vez que você vir uma coca-cola na geladeira – antes de bebê-la –  pense nessas camadas, cheinhas de brigadeiro : )

Tempo de preparo: 1 hora

Porções: 8/10

 

Ingredientes:

(Medida utilizada: xícara padrão de 200 ml)

Para o bolo:

– 4 ovos grandes

– 2 xícaras de açúcar

– 300 grs de chocolate meio-amargo, picado

– 1 xícara de manteiga (ou margarina)

– 300 ml  de coca-cola

– 1 colher (de chá) de baunilha

– 2-1/2 xícaras de farinha de trigo peneirada com

– ½ xícara de cacau em pó

– 1 colher (sopa) de fermento em pó

– ½ colher (chá) de sal

Para o brigadeiro:

– 2 latas de leite condensado

– 1 lata de creme de leite com o soro

– 1/3 de xícara de água

– 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

– 2/3 de xícara de cacau em pó

– 1 colher (chá) de baunilha

– pitada de sal

Preparo:

do bolo:

– Pré-aqueça o forno em 180° C.

Numa tigela de vidro, coloque o chocolate picado e a manteiga (ou margarina). Leve ao microondas, potência MÉDIA por 3 minutos. Retire, mexa, e volte por mais 1 minuto. Mexa até dissolver e formar um creme. Reserve.

Na batedeira, coloque os ovos inteiros, o açúcar, e bata por 2 minutos na velocidade alta.

Acrescente o chocolate derretido com a manteiga e bata até formar um creme. Desligue a batedeira e raspe as bordas da tigela com uma espátula de silicone.

Acrescente a baunilha, e alterne a coca-cola com os ingredientes secos, na velocidade mínima, peneirados, até misturar bem.

Despeje em forma retangular, untada e enfarinhada.

Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até enfiar um palito e sair seco.

Enquanto o bolo assa, faça o recheio de brigadeiro:

 do recheio de brigadeiro:

Numa panela , coloque todos os ingredientes, mexa um pouco antes de levar ao fogo para misturar. Leve ao fogo médio (depois abaixe-o), até formar um creme grosso. Terá que ter consistência de espalhar morno ou frio, porém continuar cremoso.

Montagem:

Quando o bolo estiver assado, espere amornar, e desenforme sobre uma mesa ou superfície plana.

Corte fora uns 3 cm de cada uma das duas bordas das pontas, (para dar um acabamento), e reserve para petiscar.

Meça o restante e corte o bolo ao meio, verticalmente, no sentido da largura, perfazendo 2 retângulos.

Corte cada retângulo ao meio, na horizontal (serão 2 pedaços, cada um cortado uma vez, numa camada horizontal .O total será 3 camadas de recheio)

Num prato, coloque um pedaço do bolo, um pouco do brigadeiro, espalhando com espátula ou colher. Repita em todas as camadas até terminar.

Por cima espalhe rusticamente o restante do brigadeiro, e decore com os confeitos que tiver, da forma que preferir. (Eu utilizei os belgas: granulado meio-amargo, ao leite, e bolinhas de flocos de arroz cobertas de choco meio-amargo).

Espere esfriar completamente para cortá-lo.

==================================================

Dicas da Lena:

– A ideia desse bolo era não ser trabalhoso, porém recheado, sem enfeites ou decoração. Mas se preferir, faça numa forma redonda e corte o número de camadas que quiser.

– Essa massa é ótima também para fazer cupcakes. Aliás, eu adorei comer puro!

– Meus bolos são em geral, umedecidos com caldas. Mas achei esta massa tão úmida e boa, que nem precisou. Eu garanto.  Se fizer um bolo redondo, e quiser, faça uma xícara de calda com água + açúcar + rum ou baunilha e deixe ferver por 5 minutos. Rum e baunilha evaporam, porém o sabor permanece.

– Eu sempre uso cacau em pó, que~é puro e não contém açúcar. Mas pode substituir por chocolate em pó

– Esse bolo congela muito bem, inteiro, prontinho.

– Faça “congelamento aberto” primeiro; isto é, deixe-o congelar descoberto.

Após esse tempo, cubra bem com papel alumínio e envolva-o num saco plástico.

Congele por até 30 dias assim, e para voltar, pode deixá-lo descongelando em temperatura ambiente . (Não necessita geladeira)

Print Friendly, PDF & Email