Sorvete cremoso de maracujá c/calda

Adoro maracujá. Fruit de la passion, passion fruit, fruta da paixão - seu perfume, sua acidez, suas sementes (há que não goste delas, mas…)

Enfim, nem vou falar da formosura da sua flor. Lembro que na minha casa da infância tínhamos no quintal… Que flores belíssimas…

Sei que todo mundo procura receitas que sejam  descomplicadas. Nem sempre isso é possível. Mas este sorvete de maracujá é tentador, e longe de querer fazer apologia ao leite condensado, a participação dele aqui é fundamental pra tornar a receita fácil. Porque tudo o que precisamos é de um liquidificador! Fazer sorvete requer tempo, e pra ser verdadeiro, uma sorveteira. No caso de usar emulsificante e liga neutra (eu  particularmente, não gosto – mas assim são feitos todos os industrializados), é necessário batedeira, e não gosto desse resultado de “fazer render”.  Este sorvete é cremosíssimo, e sem cristais de gelo! O único cuidado que se há de tomar é com  as calorias…

Porções: 6 bolas

Tempo de preparo: 40 minutos + tempos de congelamento

Ingredientes:

do sorvete:

- 1 lata de leite condensado
- a mesma medida de suco de maracujá (puro)
- 1 lata de creme de leite sem o soro
- ½ envelope de gelatina em pó sem sabor, dissolvida em
- 2 colheres (sopa) de água fria

da calda:


- 1/3 de xícara de polpa de maracujá com sementes
- 2/3 de xícara de açúcar
- 1 colher (de chá – medida/nivelada) de amido de milho dissolvida em
- 1 xícara de água
- pitada de sal

Preparo:


- do sorvete:
Numa tigelinha, misture com um garfo a gelatina sem sabor e a água fria. Leve ao microondas por 20 segundos. Reserve.
- No liquidificador, coloque o suco de maracujá, o leite condensado, o creme de leite, pitada de sal, e bata por 1 minuto. Desligue, e acrescente a gelatina dissolvida e já morna. Bata por mais alguns segundos. Coloque num recipiente no qual o sorvete fique com pelo menos 4 ou 5 cm de altura (pode ser um tupperware, destampado), e leve ao freezer até ficar congelado, porém ainda macio no centro. Transfira para uma tigela, e bata com uma batedeira manual ( a quantidade é pequena; por isso) até formar um creme. Devolva o sorvete no mesmo recipiente em que estava, e volte ao freezer até congelamento completo.
- Para servir, retire um pouco antes do freezer para amolecer um pouco e poder formas as bolas. (Para qualquer sorvete, eu costumo levar ao microondas, potência MÉDIA, por uns segundos, até ficar mais macio)

- da calda:
Numa panelinha, coloque todos os ingredientes menos o amido de milho dissolvido na água, e leve ao fogo (baixo) para ferver por uns 6 minutos, ou até a calda engrossar levemente. Acrescente o amido e deixe ferver por mais 1 minuto. Deixe resfriar e leve à geladeira (sirva a calda fria). Se sobrar, guarde num vidro fechado, na geladeira, por até uma semana.

=================================
Dicas da Lena:


- PARA OBTER O SUCO DO MARACUJÁ
:
No liquidificador, coloque a polpa de maracujá (em geral, depois de peneirado, o suco concentrado rende menos da metade da quantidade que havia de polpa c/sementes).
Bata em velocidade baixa, para a polpa de soltar das sementes. Passe por uma peneira e meça a quantidade necessária.
- Às vezes ainda coloco um pouco de água mineral na polpa que fica retida na peneira, devolvendo-a no copo do liquidificador e batendo novamente. Passo pela peneira, e ainda rende uma jarrinha de refresco de maracujá pra beber!
- Essa receita pode ser dobrada para render mais. Confesso que às vezes uma só não é suficiente (risos…)
- Se não gostar das sementes na calda, faça-a do mesmo modo, usando só o suco.

Print Friendly

13 comentários sobre Sorvete cremoso de maracujá c/calda

  1. Nine disse:

    Hum, que delícia, amo sorvete, amo maracujá!
    Beijos,
    Nine

  2. [...] Receitinha de Sorvete de Maracujá, super simples!!! Só não é light!!!!! [...]

  3. OI, parece delicioso, vou fazer e volto para contar. Obrigada pela visita. Vc não faz croche, mas cozinha divinamente, não dá para ter tudo, eu sou uma negação em costura, caminho de rato é pouco na minha costura.Bjs.

    • Lena disse:

      Maria Suzete,

      Você só pode ser um encanto de pessoa!
      E eu continuo babando por crochê ; )
      Beijo e bem-vinda!

  4. Polyana Aranh disse:

    Humm! Deu vontade! :) Lena, vim tirar uma dúvida contigo. Comprei uma fôrma própria para cupcakes da marcar Meister, no site barradoce e ela ficou toda enferrujada. Você sabe se a da marca Wilton fica? Tô perguntando porque você faz tanto doce, que pode até ter uma fôrma dessas :) Muito obrigada! Bjos :)

    • Lena disse:

      Oi Polyana!

      Ihh, o mesmo aconteceu comigo… Também comprei dessa forma de cupcakes exatamente na Barradoce há um bom tempo; ela enferrujou e desfiz-me dela.
      Hoje em dia só uso as da Wilton, que além de serem de qualidade muito superior (apesar de + caras), são antiaderentes, e acinzentadas (as pretas queimam os bolos)
      Na Central do Sabor vc também acha formas da Wilton.
      Volte sempre : )
      Beijo

  5. Rose de Souza disse:

    Gostei do seu site. Vou fazer algumas das suas recitase depois direi como foi.

    Um abraco,

    Rose

  6. Célia Nunes disse:

    Gostei de vc pela maneira simples e carinhosa com q trata as pessoas aqui, eu sou do tipo q le todos os comentarios e suas respectivas respostas e fico feliz quando me deparo com pessoas como vc. Um grande abç e um Ano Incrível pra vc e pra toda sua familia…
    SUCESSO!

    • Lena disse:

      Célia querida!

      Célia,

      Bem vinda!!
      Feliz demais com seu comentário!
      SIm; 99% dos comentáiros são fofos e positivos.
      Há 1% de pessoas ruins que ofendem gratuitamenter e jamais descobrirei porque o ser humano é assim…
      Mas, foco no que é bom e pessoas como você são do bem!!
      Beijo grande e um 2014 lindão pra você!!

  7. Luiza disse:

    Lena Já deixei 2h no freezer mas T’A como um Musse oque aconteceu?oque posso fazer pra melhorar?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>